Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dossiê mostra crescimento da violência contra mulheres lésbicas no Brasil

O primeiro Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil mostra crescimento da violência contra mulheres lésbicas. Lançado nessa quarta-feira (7), o documento indica que, no período entre 2000 e 2017, foram registrados 180 homicídios de lésbicas. No entanto, os anos mais recentes concentram a maior parte das mortes: somente entre 2014 e 2017, foram registrados 126 assassinatos de lésbicas no país.

O dossiê foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa Lesbocídio – As histórias que ninguém conta, que atua no resgate de informações e histórias de lésbicas vítimas desse tipo de crime no país. O dossiê revela que, enquanto em 2000 foram dois casos, em 2017 eles chegaram a 54. A partir de 2013, o aumento tem sido constante, sendo que o maior ocorreu de 2016 para 2017, quando subiu de 30 para 54 registros.

O estudo mostra ainda que a violência vem do preconceito masculino. “As lésbicas se relacionam sexual e afetivamente exclusivamente com mulheres, mas os principais assassinos de lésbicas no Brasil são homens, o que significa que o vínculo conjugal entre vítima e assassino, muito recorrente nos casos de violência doméstica resultantes em feminicídios, não ocorre nos casos de lesbocídio”, diz o texto do dossiê.

O estado de São Paulo, com 20% de todas as mortes de lésbicas no país, foi o que teve, entre 2014 e 2017, o maior número de registro de lesbocídios. Na capital paulista, foram oito casos nos últimos quatro anos. Apesar disso, é no interior do país que são anotadas mais mortes. Dos 126 casos registrados entre 2014 e 2017, 82 ocorreram no interior dos estados.

O documento explica que o termo lesbocídio, entre outras motivações, é proposto na pesquisa “como forma de advertir contra a negligência e o preconceito da sociedade brasileira com a condição lésbica, em seus diversos âmbitos, e as consequências, muitas irremediáveis, em especial a morte de lésbicas por motivações de preconceito contra elas, ou seja, a lesbofobia. Assim, definimos lesbocídio como morte de lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a existência lésbica”.

A coleta de dados sobre os casos de lesbocídio no país que ocorreram entre os anos de 2014 e 2017 foi feita durante o ano passado, com base em informações obtidas por monitoramento de redes sociais, sites, jornais eletrônicos e outros meios de comunicação de notícias criminais nacionais, regionais e locais, sempre identificando os casos de lésbicas assassinadas e ainda os casos de suicídio.

‘Bebê Rena’ da vida real? Whindersson Nunes revela que já foi perseguido por quatro pessoas

O humorista Whindersson Nunes, de 29 anos, revelou ter sido alvo de perseguição por parte de quatro pessoas desde que alcançou a fama. A declaração...

Carro quase cai em cratera e é retirado por guincho em Brotas; serviço será finalizado no início de maio

Um carro quase caiu em uma cratera na rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas, em Salvador. O caso aconteceu nesse domingo (28/04). Não...

‘Bebê Rena’ da vida real? Whindersson Nunes revela que já foi perseguido por quatro pessoas

O humorista Whindersson Nunes, de 29 anos, revelou ter sido alvo de perseguição por parte de quatro pessoas desde que...
Fundação Jose Silveira

‘Bebê Rena’ da vida real? Whindersson Nunes revela que já foi perseguido por quatro pessoas

O humorista Whindersson Nunes, de 29 anos, revelou ter sido alvo de perseguição por parte de quatro pessoas desde que...

Carro quase cai em cratera e é retirado por guincho em Brotas; serviço será finalizado no início de maio

Um carro quase caiu em uma cratera na rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas, em Salvador. O caso...

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

A cada ano, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica um calendário que declara - por...

Bahia Farm Show 2024 terá lançamento do Plano ABC+ para controlar emissões de gases do efeito estufa

A Bahia Farm Show 2024, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, terá o lançamento...