Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Roda de conversa expõe marcas de relacionamentos abusivos

A campanha virtual ‘Relacionamento Abusivo e suas Inúmeras Facetas’, realizada pela Secretaria de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao longo deste mês de abril, foi finalizada nesta sexta-feira (27/04), na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho. O auditório do espaço foi o palco para depoimentos cortantes e esclarecedores. As participantes falaram sobre as dores causadas por experiências vividas em relacionamentos que as vitimaram. Mas também contaram histórias de superação e de autoconhecimento.

A ex-diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel-Ba), Tereza Santos, falou sobre a angústia de viver um relacionamento abusivo. “A violência psicológica coloca a mulher numa situação tão sufocante que somente ela e o agressor sabem. Há muita sutileza envolvida”, declarou. Tereza alertou também para a necessidade de ficar atenta aos sinais. “Ciúmes, controle e opressão não podem ser confundidos com amor”, advertiu Tereza.

A campanha e a sua culminância, com a roda de conversa, tinham como objetivo esclarecer as mulheres sobre as sutilezas deste tipo de situação e contribuir com o enfrentamento à violência e ao feminicídio. A ação, que contou com o apoio do vereador Sílvio Humberto (PSB), foi divulgada através de sites e páginas em redes sociais do partido, de parlamentares e de apoiadores da causa. A ideia, segundo a secretária Municipal de Mulheres do PSB, Daniela Santos, idealizadora do projeto, “é combater o machismo e as suas manifestações. Não podemos ficar paradas diante deste cenário. Precisamos nos movimentar e esta campanha responde a esta necessidade”, assinalou.

Discussão – A mesa de debate do evento contou com as participações das psicólogas Stael Machado e Tainan Purificação, além do estudante de Psicologia, Abreu Sales. A falta de autoconhecimento foi o ponto destacado por Stael, como o principal fator para o “aprisionamento” de mulheres em relações violentas. “Trato de inúmeros casos deste tipo. A falta de condição das mulheres de se autoafirmarem e de se aceitarem é um aspecto determinante”, argumentou a especialista.

Tainan realizou uma dinâmica com as participantes, levantando questionamentos sobre os seus relacionamentos. O resultado foi a explicitação de muitos abusos nas relações. Larissa Souza, uma das envolvidas na atividade, defendeu que nenhuma mulher vive este tipo de situação por escolha. Para ela, é preciso tentar entender o lugar da vítima. “Somente com a ajuda de um especialista se é possível superar o trauma”, assinalou.

A assistente social e jornalista, Claudia Correia, apontou caminhos para o futuro. “Estamos construindo mudanças nas lógicas que regem as relações. Temos que continuar e intensificar esta luta”, conclamou. De volta com a palavra, Stael Machado finalizou o encontro declamando a poesia ‘Aviso da Lua que Menstrua’, da poetisa Elisa Lucinda. “Moço, cuidado com ela! Há de se ter cautela com esta gente que menstrua”.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...