Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

TRF3 nega recurso de Luiz Estevão que pedia revisão da pena de prisão

A 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou, por unanimidade, embargos de declaração da defesa do ex-senador Luiz Estevão que pediam a revisão de sua pena. Em 2006, ele foi condenado a 31 anos de prisão por desvio de verbas na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.

A defesa do ex-senador alegou omissão e contradição no acórdão anterior, que julgou improcedente um outro pedido da revisão criminal. A decisão havia mantido a condenação pelos crimes de peculato, estelionato, corrupção ativa e passiva, uso de documento falso e formação de quadrilha. O desembargador federal Andre Nekatschalow negou novamente os embargos de declaração, e afirmou na decisão que o pedido apenas pretendia rever o resultado do julgamento. “Os embargos de declaração não são recursos predestinados à rediscussão da causa”, destacou na sentença publicada na última semana.

A decisão manteve a condenação e a validade do processo original que condenou Estevão a 31 de anos de prisão. No entanto, com a prescrição de duas penas, a condenação acabou sendo reduzida a 26 anos.

Em novembro de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia reconhecido o trânsito em julgado do processo criminal, e negou o 36º recurso apresentado pela defesa do ex-senador. A Corte determinou a execução definitiva das penas.

O ex-senador cumpre pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília, pelo desvio de R$ 169 milhões na execução da obra da sede do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na década de 1990. Luiz Estevão era senador pelo Distrito Federal e teve o mandato cassado em junho de 2000.

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para aproveitar o...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM e um dos suspeitos foi...

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM...

Seis alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é essencial para a saúde de todos, especialmente para pessoas...

Ex-prefeito de Caculé passa mal durante evento político e não resiste

Faleceu neste domingo (28/04), aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé por dois mandatos, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos....