Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Sabor da agricultura familiar baiana é destaque em evento na Europa

Os produtos da agricultura família baiana conquistam o público que visita a 12ª edição do Terra Madre, maior evento internacional dedicado à cultura alimentar, que acontece até esta segunda-feira (24), em Turim, na Itália, com a participação de mais de 5 mil pessoas, de 160 países. O evento é promovido pelo Slow Food, organização internacional que luta por um mundo onde todos possam ter acesso e apreciar um alimento de qualidade, para quem cultiva e para o planeta.

Sabor da Bahia no Terra Madre 2018

O sabor peculiar do chocolate, feito com o cacau do sul da Bahia, os frutos que vêm da caatinga, a exemplo do umbu, maracujá do mato e licuri, castanha de caju, junto com café da Chapada Diamantina, entre outros produtos da agricultura familiar baiana, estão à disposição do público no estande organizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O casal italiano, da cidade da Sicilia, Antonino Amato, professor de Biologia e Ciências da Terra, e sua esposa Maria Princiotto, chef de cozinha, visitaram a feira e degustaram um pouco do que a Bahia tem. “Um belo sabor que nos dá vida e ânimo. Se eu pudesse morava no Brasil para comer essas frutas pela manhã, tarde e noite”, brincou Maria ao provar um pouco da geleia de Maracujá da Caatinga e Umbu, produzida pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Já Antonino, ressaltou que “há uma necessidade de preservação da biodiversidade para que os cultivos não se percam e tenham um mundo mais sustentável para as próximas gerações”.

Sabor da Bahia no Terra Madre 2018 8

O espaço conta com a participação de chefs de cozinha baianos, a exemplo de Fabrício Lemos e Caco Marinho, que apresentam a utilização de produtos da agricultura familiar enquanto tendência no universo da gastronomia. Nesta sexta-feira (21), o chef Caco Marinho elaborou para degustação beijus de tapioca com recheios de sabores variados: de chocolate, feito com os produtos da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de mel e licuri, produzidos pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) e de geleia de maracujá da caatinga.

Sabor da Bahia no Terra Madre 2018 6

“Fantástico. A textura da tapioca e o mel, não tão adocicado, têm um sabor suave”, disse Pablo Alonso, chef de cozinha da Espanha, após provar o beiju de mel de mandaçaia. Além dos beijus, outros visitantes provaram a castanha da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), o café da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) e a banana chip da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), todos apresentados no estande.

Troca de experiências

Integrantes das cooperativas baianas irão participar de mesas e painéis para compartilhar a experiência de gestão, parcerias e comercialização dos empreendimentos. Neste sábado (22), Ailton Pereira, diretor da Coopatan, juntamente com diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participam da mesa com o tema: Encontro Alianças Produtivas para a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Territorial no Brasil.

Dias fará um panorama do trabalho que Governo do Estado vem fazendo em prol do crescimento produtivo da agricultura familiar baiana, com agregação de valor e acesso ao mercado: “Estar no Terra Madre é importante porque o evento reúne pessoas do mundo inteiro, principalmente aqueles que apreciam uma alimentação saudável, de origem limpa, sustentável e socialmente justa. Trouxemos as cooperativas pois esse evento abre um mercado que a gente tem chances reais de competitividade, com produtos da agricultura familiar baiana”, observou.

Ainda no sábado, Denise Cardoso, presidente da Coopercuc, participa de debate sobre a alimentação escolar e comercialização de derivados do umbu. Jucilene Viana, ostraicultora e professora do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape (CECVI), que fica no Quilombo Kaonge, município de Cachoeira (BA), participa da palestra intitulada Rainhas do Mar, que abordará temas ligados à produção de ostras. No domingo (23) e segunda (24), será a vez de Osaná Crisóstomo, presidente da Coopfesba e Brígida Salgado, presidente da Cooperbio, participarem de mesas sobre o cultivo do cacau e do café, respectivamente.

Fotos: André Frutuôso

Sabor da Bahia no Terra Madre 2018 4

TIROS E FACADA: Corpo de vaqueiro encontrado dentro de fazenda em Feira de Santana

Um homem foi morto a tiros e golpe de faca em uma fazendo de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. De...

Salvador retoma vacinação contra a dengue e amplia público eletivo para a gripe nesta quinta (02)

  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador retoma, nesta quinta-feira (2/5), a partir das 10h, a aplicação da vacina contra a dengue em...

TIROS E FACADA: Corpo de vaqueiro encontrado dentro de fazenda em Feira de Santana

Um homem foi morto a tiros e golpe de faca em uma fazendo de Feira de Santana, cidade a...
Fundação Jose Silveira

TIROS E FACADA: Corpo de vaqueiro encontrado dentro de fazenda em Feira de Santana

Um homem foi morto a tiros e golpe de faca em uma fazendo de Feira de Santana, cidade a...

Salvador retoma vacinação contra a dengue e amplia público eletivo para a gripe nesta quinta (02)

  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador retoma, nesta quinta-feira (2/5), a partir das 10h, a aplicação da...

“DESCE DO CARRO, PORR*”: Deputada relata abordagem policial violenta no Vale das Pedrinhas

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) relatou em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (01/05), Dia do Trabalhador,...

Cães Farejadores da PM localizam drogas em Santa Cruz de Cabrália

Policiais militares do 8º BPM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, com o apoio de...