Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Taxa de desemprego reduz na Região Metropolitana de Salvador

As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Secretaria de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Secretaria do Trabalho (Setre) e Seade, mostram que a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador reduziu ao passar de 26,7% para 26,2% da População Economicamente Ativa (PEA), entre outubro e novembro de 2018. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto diminuiu de 17,5% para 17,0% e a de desemprego oculto passou de 9,2% para 9,3%.

O contingente de desempregados foi estimado em 532 mil pessoas, 10 mil a menos em relação ao mês anterior. Este resultado decorreu do discreto aumento do nível de ocupação (0,6%, ou mais 9 mil postos de trabalho) já que a PEA praticamente não variou (saída de 1 mil pessoas da força de trabalho da região). A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – ficou em relativa estabilidade, passando de 59,0% a 58,9%, entre outubro e novembro.

No mês de novembro, o nível de ocupação teve leve crescimento (0,6%), sendo estimado em 1.499 mil pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve crescimento do contingente de ocupados nos Serviços (1,9%, ou 18 mil), reduções na Indústria de transformação (-3,5%, ou -4 mil) e no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-1,0%, ou -3 mil) e relativa estabilidade na Construção (-1,0%, ou -1 mil).

Segundo posição na ocupação, o contingente de assalariados aumentou (0,7%, ou mais 7 mil postos de trabalho). Este resultado deveu-se ao acréscimo no setor privado (1,3%, ou 11 mil), já que no setor público houve retração (-5,0%, ou menos 7 mil). No setor privado, cresceu o número de empregos com carteira de trabalho assinada (2,1%, ou 15 mil) e reduziu o daqueles sem registro em carteira (-3,4%, ou -4 mil). Houve, ainda, elevação no número de trabalhadores do agregado outras posições ocupacionais, que inclui empregadores, trabalhadores familiares, donos de negócio familiar, etc. (7,5%, ou 7 mil) e redução no de empregados domésticos (-3,4%, ou -4 mil), enquanto o de trabalhadores autônomos ficou relativamente estável (-0,3%, ou -1 mil).

Entre setembro e outubro de 2018, aumentou o rendimento médio real dos ocupados (1,8%) e diminuiu o dos assalariados (-2,5%). Em valores monetários, equivaleram a R$ 1.537 e R$ 1.531, respectivamente.

A massa de rendimentos reais elevou-se para os ocupados (1,4%) e reduziu-se para os assalariados (-2,4%). No caso dos ocupados, decorreu do aumento no rendimento médio real, já que o nível de ocupação pouco variou. Entre os assalariados, deveu-se à retração do rendimento médio, já que o nível de emprego permaneceu em relativa estabilidade.

Entre os meses de novembro de 2017 e de 2018, a taxa de desemprego total na RMS elevou-se, ao passar de 23,8% para 26,2% da PEA. Esse resultado decorreu do aumento na taxa de desemprego aberto (de 16,8% para 17,0%) e, principalmente, na de desemprego oculto (de 7,0% para 9,3%). O contingente de desempregados elevou-se em 68 mil pessoas. Tal comportamento deveu-se ao aumento insuficiente do nível de ocupação (geração de 15 mil postos de trabalho, ou 1,0%) para absorver o crescimento da População Economicamente Ativa − PEA (83 mil pessoas ingressaram na força de trabalho da região, ou 4,3%). A taxa de participação aumentou de 57,5% para 58,9%.

Nos últimos 12 meses, o número de ocupados cresceu 1,0%, ao passar de 1.484 mil para 1.499 mil pessoas. Setorialmente, esse resultado decorreu da expansão do nível de ocupação nos Serviços (3,4%, ou 32 mil) e no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (1,4%, ou 4 mil), uma vez que houve intensa retração na Construção (-17,9%, ou -21 mil) e, de modo menos acentuado, na Indústria de transformação (-3,5%, ou -4 mil).

Segundo posição na ocupação, nos últimos 12 meses, o emprego assalariado elevou-se (3,3%, ou mais 31 mil postos de trabalho), resultado do acréscimo no setor privado (4,4%, ou 35 mil), já que no setor privado declinou (-4,3%, ou -6 mil). No setor privado, cresceu o número de assalariados sem carteira assinada (20,0%, ou 19 mil) e o daqueles com registro em carteira (2,3%, ou 16 mil). Houve aumento no contingente do agregado outras posições ocupacionais, que inclui empregadores, trabalhadores familiares e donos de negócio familiar, entre outros (12,4%, ou 11 mil), e retração no de trabalhadores autônomos (-7,3%, ou -25 mil) e, com menos intensidade, no de empregados domésticos (-1,7%, ou -2 mil).

Entre outubro de 2017 e de 2018, aumentou o rendimento médio real dos ocupados (3,4%) e diminuiu o dos assalariados (-2,7%). Nesse período, houve acréscimo na massa de rendimentos reais dos ocupados (3,8%) e variação negativa na dos assalariados (-0,5%). No caso dos ocupados, o resultado derivou de aumentos no rendimento médio real e no nível de ocupação. Entre os assalariados, derivou da retração no salário médio em maior proporção que o aumento do nível de emprego.

MAIS DE 10 TIROS: Homem assassinado dentro de ônibus na Mata Escura

Um homem foi morto a tiros dentro de um ônibus no bairro da Mata Escura, em Salvador. O crime aconteceu na noite dessa quarta-feira...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam...

MAIS DE 10 TIROS: Homem assassinado dentro de ônibus na Mata Escura

Um homem foi morto a tiros dentro de um ônibus no bairro da Mata Escura, em Salvador. O crime...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

MAIS DE 10 TIROS: Homem assassinado dentro de ônibus na Mata Escura

Um homem foi morto a tiros dentro de um ônibus no bairro da Mata Escura, em Salvador. O crime...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...

Lauro de Freitas amplia vacinação contra Influenza para todos os públicos a partir desta quinta-feira (02)

Período chuvoso e os sintomas gripais em alta. Por essa razão e por determinação do Ministério da Saúde, a...

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...