Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Em nota, Sindicato diz que jornalismo é “atividade marginal” para SBT

Os problemas da emissora de Silvio Santos em colocar o jovem de apenas 18 anos, Dudu Camargo, como âncora do ‘Primeiro Impacto’, ainda repercutem. A atitude gerou revolta para jornalistas. Em nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) os profissionais reprovam a atitude de Silvio Santos e do SBT ao substituir profissionais por um garoto de 18 anos como âncora do telejornal “Primeiro Impacto”.

No comunicado, divulgado em seu site e nas redes sociais, o sindicato diz que “vários profissionais procuraram a instituição manifestando a sua indignação”, afirmando que o episódio “comprova, mais uma vez, que o jornalismo é visto como uma atividade marginal na emissora do sr. Sílvio Santos”. (Leia o comunicado na íntegra abaixo).

Na última quarta-feira (12), o público se surpreendeu ao ver Dudu Camargo substituindo os âncoras Karyn Bravo e Joyce Ribeiro. A surpresa foi tanta que muitos acharam que era pegadinha de Dia das Crianças.

Ledo engano, Dudu fica lá até segunda ordem, enquanto Karyn Bravo e Joyce Ribeiro serão transferidas para outra produção jornalística da casa, segundo o UOL.

Confira nota do SJSP na íntegra:

“O Sindicato dos Jornalista Profissionais no Estado de São Paulo, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, vem a público protestar contra a alteração ocorrida no telejornal Primeiro Impacto do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão que afastou as jornalistas Karyn Bravo e Joyce Ribeiro.

No feriado de quarta-feira, 12 de outubro, quando também se comemorou o Dia da Criança, a direção do SBT afastou da bancada do telejornal as duas jornalistas e as substituiu por Eduardo Camargo.

O “âncora”, de apenas 18 anos, atuava no programa Fofocando interpretando a personagem ‘Homem do Saco”, um comentarista que não mostrava o rosto, o qual permanecia encoberto por um saco de papel. Em seu currículo também consta a participação na novela Revelação e no programa Domingo Legal, no quadro “Lendas Urbanas”.

Vários jornalistas procuraram o Sindicato manifestando sua indignação. O protesto não se dá apenas pelo fato de a direção substituir duas experientes profissionais por uma única pessoa, o que tem se mostrado uma política usual das emissoras, fato que vem precarizando cada vez mais a profissão.

Tampouco o protesto se deu pelo fato de o novo apresentador não ser jornalista profissional. Prática que se tornou possível uma vez que a decisão desastrosa do ministro do STF, Gilmar Mendes, considerou a necessidade de formação específica em jornalismo desnecessária para o exercício profissional. Tal decisão abriu virtualmente as portas da profissão para qualquer pessoa.

O que torna esta alteração ainda mais desastrosa para a profissão é que ela comprova, mais uma vez, que o jornalismo é visto como uma atividade marginal na emissora do sr. Sílvio Santos.

Tratar o jornalismo como entretenimento e não informação criteriosa é um desserviço ao cidadão, um ataque à qualidade da informação e, mesmo, uma afronta à Constituição que estabelece como princípios que os meios de comunicação devem zelar pela sua função social e dar “preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”.

As profissionais, que apresentavam o noticiário não foram demitidas, mas estão afastadas da função.

Casos como este demonstram o quanto é necessária a união dos jornalistas em defesa da profissão e da qualidade do trabalho jornalístico”.

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A situação aconteceu na...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande I, em Salvador. A identidade...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...
Fundação Jose Silveira

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande...

Ministério da Saúde destina R$ 97 milhões para ampliar UTIs pediátricas

O Ministério da Saúde já publicou a portaria que estabelece incentivo financeiro para auxiliar estados e municípios que declararem emergência...

Apostador de Campinas leva prêmio de R$ 5,5 milhões da Mega-Sena

Um apostador de Campinas (SP) acertou sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (25),...