Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pacote anticorrupção: deputado Félix diz que medidas devem ser para todos, inclusive o Judiciário

As doze medidas contra a corrupção, projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, tem provocado polêmica. Alguns juristas afirmam que o pacote é mais repressivo do que punitivo. O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) discorda. Em entrevista ao Informe Baiano, o parlamentar disse que “é preciso mais discussão para acabar as dúvidas”.

“A gente não pode deixar de entender que o Judiciário, assim como o Executivo e o Legislativo, deva ter medidas anticorrupção. A anticorrupção deve ser, em geral, no Judiciário, no Executivo, no Legislativo, no Brasil inteiro, inclusive, na nossa vida, no dia-a-dia, naquela pessoa que paga 10 reais para furar uma fila, aquele que paga um dinheiro pra entrar no estacionamento… A tolerância deve ir para zero. Ou o Brasil acaba com a corrupção ou a corrupção termina dominando o Brasil”, opinou.

Sobre a anistia ao caixa 2, que a votação estava prevista para a semana passada, ele não acredita na possibilidade de aprovação.

“A anistia não vai acontecer. Eu não acredito. Acho que deve tipificar o crime, mas não anistiar. E o que seria tipificar? É dizer qual é o crime para caixa 2”, disse.

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM), pretendia votar o pacote de medidas nesta terça (29), porém, não havia quórum suficiente até às 17 horas.

Veja abaixo os principais pontos do relatório do deputado democrata Onyx Lorenzoni:

Medida 1 – Prevenção à corrupção, transparência
Os tribunais terão que divulgar informações sobre o tempo de tramitação de processos com o propósito de agilizar os procedimentos.

Medida 2 – Crime de enriquecimento ilícito de funcionários públicos
Torna crime o enriquecimento ilícito de servidores, além de prever o confisco dos bens relacionados ao crime.

Medida 3 – Aumento das penas e inserção de tipos na Lei de Crimes Hediondos
Eleva a pena para diversos crimes, incluindo estelionato, corrupção passiva e corrupção ativa. Esses delitos serão considerados hediondos quando a vantagem ou prejuízo para a administração pública for igual ou superior a dez mil salários mínimos vigentes à época do fato.

Medida 4 – Aperfeiçoamento do Sistema Recursal Penal
Regulamenta o pedido de vista, que é o prazo adicional pedido por um juiz para analisar um processo antes de proferir o seu voto.

Medida 5 – Agiliza a tramitação da ação de improbidade administrativa
Acelera os procedimentos da ação de improbidade. Nos casos em que a prática do ato de improbidade administrativa também configurar infração penal, a legitimação será feita exclusivamente pelo Ministério Público. O acordo será celebrado apenas com quem quiser colaborar primeiro.

Medida 6 – Ajustes na prescrição penal
Prevê mudanças na lei para dificultar a ocorrência da prescrição de penas, que é quando o processo não pode seguir adiante porque a Justiça não conseguiu conclui-lo em tempo hábil.

Medida 7 – Nulidades Processuais
Altera regras para declarar situações que acarretam na anulação de processos.

Medida 8 – Responsabilização dos partidos políticos e tipificação do caixa dois eleitoral
Os candidatos que receberem ou usarem doações que não tiverem sido declaradas à Justiça eleitoral irão responder pelo crime de caixa dois, com pena de dois a cinco anos de prisão. O texto prevê multas para os partidos políticos.

Medida 9 – Ação de extinção de domínio e perda ampliada
Com o objetivo de recuperar o lucro do crime, o texto prevê o chamado “confisco alargado”, em casos como o de crime organizado e corrupção para que o criminoso não tenha mais acesso ao produto do crime para que não continue a delinquir e também para que não usufrua do produto do crime.

Medida 10 – Reportante do bem (whistleblower)
Dá amparo legal para quem fizer denúncias em defesa do patrimônio público e a probidade administrativa, além de questões relacionadas a direitos humanos, sistema financeiro e prestação de serviços públicos, entre outros tipos.

Medida 11 – Acordo penal
Permite a realização de acordos entre defesa e acusação no caso de crimes menos graves, com uma definição de pena a ser homologada pela Justiça. O objetivo é tentar simplificar os processos.

Medida 12 – Ações populares
Reforça as regras para a apresentação de ações populares, que já está prevista na legislação brasileira. O texto especifica que, se a ação for julgada procedente, o autor da ação terá direito a retribuição de 10% a 20% a ser paga pelo réu.

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de retirar celulares e drogas das...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...
Fundação Jose Silveira

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita...

Adeus, José Santa Cruz! Dublador de Dino da Silva Sauro morre aos 95 anos

O mundo do entretenimento perdeu, nesta sexta-feira (26/04), José Santa Cruz, um dos mais renomados dubladores brasileiros, que faleceu...

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática

unta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional,...