Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Arraiá de Ipitanga promete muito forró e alegria em Lauro de Freitas

Está tudo pronto para o Arraiá de Ipitanga em Lauro de Freitas. A festa, que acontece nos dias 23 e 24, na Praça da Matriz, pretende atrair mais de dez mil pessoas para forrozear ao som de bandas como Forró Sobepoeira, 20 Xotear, Filé de Camarão, e dançar agarradinho nos blocos tradicionais Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue, Catadinho de Forró e Cangaceiros de Ipitanga. Tudo com conforto e segurança para celebrar a festa que é sinônimo da alegria nordestina.

Além das atrações locais como Eralson Romão, Wellington Pacheco e Ruan Bagano, a Prefeitura de Lauro de Freitas traz para o palco principal o forró de Gereba, Edu Casanova e Val Macambira. “Estamos resgatando a festa com a característica pé de serra que é a raiz da cultura junina”, destaca o secretário de Cultura e Turismo Manoel Carlos dos Santos.

SEGURANÇA

De acordo com o major Fabricio de Oliveira da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar, homens do efetivo foram escalado para fazer a cobertura nas imediações da festa e em pontos estratégicos do circuito. “Nós solicitamos apoio de outras guarnições. Além da segurança das pessoas que vêm curtir a festa, vamos realizar testes de bafômetro com blitz nas entradas e saídas da cidade”, conta.
A segurança será reforçada com a presença da Guarda Municipal (GM), no Arraiá. O superintendente de Segurança Pública de Lauro de Freitas, Edson Neves conta que as câmeras que fazem o monitoramento estarão funcionando 24h diretamente ligadas ao Centro Integrado de Operações (CIOP). “Nós remanejamos algumas câmeras para o circuito do evento o que nos dará maior suporte para qualquer eventualidade”, disse.

TRÂNSITO

O trânsito na Praça da Matriz, local onde está montado o palco principal da festa, será alterado. Agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), estarão coordenando o fluxo de veículos direcionando para as vias de circulação livre. “Nossa intenção é dar mais conforto para os forrozeiros. Fazer com que as pessoas brinquem o São João sem se preocupar com o tráfego de veículos no local. Cones de sinalização também ajudarão a identificar os trajetos indicados”, explica o superintendente da SETTOP, Smith Neto.

LIMPEZA

Equipes de agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) estarão a postos. De acordo com o gestor da pasta, Renato Brás, a varrição será realizada após a passagem dos blocos pelas avenidas. Um carro pipa também fará a limpeza das ruas com água e detergente após o termino dos festejos a cada dia.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia, as apresentações serão iniciadas às 16h, mas a abertura oficial deve ocorrer às 20h, quando o compositor Gereba Barreto homenageia Luiz Gonzaga com o clássico Asa Branca. Na sequência sobem ao palco Zelito Miranda e Edu Casanova. Wellington Pacheco, Eralson Romão e Xote de Anjo encerram a noite.

No segundo dia a programação será aberta às 10h, com a apresentação de quadrilhas escolares. Os blocos tradicionais Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue, Catadinho de Forró e Cangaceiros de Ipitanga sairão do final de linha dos ônibus em direção a Praça da Matriz a partir das 12h. Banheiros químicos foram instalados em todo o trajeto.

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome de Down, que agora está...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024,...

‘VULGO SALVADOR’: Traficante morre durante confronto com o Batalhão de Choque na BR-324

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/04) durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Polícia de...