Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Moro sabe que não sou dono do sítio de Atibaia”, afirma Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, (20/7) que o juiz federal Sérgio Moro “sabe que eu não sou dono do sítio de Atibaia (SP)”. O petista concedeu entrevista aos jornalistas José Trajano e Juca Kfouri. “Já investigaram tudo”, acrescentou Lula.

Na Operação Lava Jato, Moro condenou o ex-presidente a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Agora, está na iminência de decidir se abre ou não ação penal contra Lula por suposta corrupção no caso do sítio Santa Bárbara, localizado no município do interior de São Paulo.

As empreiteiras OAS e Odebrecht teriam investido recursos para melhorias e ampliação da propriedade rural em troca de facilidades contratuais na Petrobras e outros favorecimentos do governo na gestão do petista. “Eles sabem que o único mal que eu fiz na Petrobras foi fazer a Petrobras ser a segunda maior empresa do mundo, com a maior capitalização. Esse foi o mal que eu fiz.”

Ele disse que seu governo foi o que “mais investiu” na contratação de policiais federais e na Inteligência da PF. “Quem criou mecanismos de autonomia do Ministério Público na Constituinte foi o PT”, afirmou. O ex-presidente também destacou que inaugurou a prática de escolher o primeiro colocado da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República para o cargo de procurador-geral. “Eu, pela minha vocação sindicalista, eu sempre indico o primeiro da lista, sempre indico”, comentou.

Afirmou que nunca interferiu em qualquer investigação e criticou Moro. “Só o que me preocupa é que a Lava Jato montou um esquema de comunicação que jamais teve. Tudo tem que sair primeiro no jornal. Eles têm que transformar a verdade pela imprensa e a Justiça não pode ser assim. Quando eu vejo juiz ficar preocupado com opinião pública, juiz não tem que se preocupar, ele tem que se preocupar com os autos do processo.”

Lula fez um pedido dramático aos investigadores. “Ô Operação Lava Jato, por favor, mostra ao povo brasileiro alguma coisa de veracidade. Não estão brincando com pouca coisa. Estão levando o País à destruição.”

Reclamou da operação da PF que o conduziu coercitivamente em março de 2016 para depor em uma sala no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e das buscas em sua residência, em São Bernardo do Campo (SP).

Depoimento

Mais cedo, Sérgio Moro marcou para 13 de setembro o depoimento de Lula à Justiça Federal de Curitiba em outra ação penal da Lava Jato. Neste processo, o Ministério Público Federal (MPF) acusa o petista de receber propina. O pagamento seria disfarçado pela aquisição de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, ambos em São Bernardo do Campo (SP).

A força-tarefa da Lava Jato sustenta que a Odebrecht comprou as propriedades em troca de contratos adquiridos pela empreiteira na Petrobras.

Estadão conteúdo

Lauro de Freitas: PDT autoriza que integrantes do partido apoiem Débora Regis

O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, disse em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (26/04), que os integrantes do partido estão...

PRF recupera motocicleta roubada em Ibotirama

Ontem (25), por volta das 18h30, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ibotirama visualizou uma motocicleta que possuia placa com indícios de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Lauro de Freitas: PDT autoriza que integrantes do partido apoiem Débora Regis

O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, disse em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (26/04), que...
Fundação Jose Silveira

Lauro de Freitas: PDT autoriza que integrantes do partido apoiem Débora Regis

O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, disse em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (26/04), que...

PRF recupera motocicleta roubada em Ibotirama

Ontem (25), por volta das 18h30, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ibotirama visualizou uma motocicleta que...

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...