Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Central Única das Favelas realiza treinamento de redes sociais com empreendedores do Pelourinho

Respeitada e presente em 17 países ao redor do mundo, o Movimento da Central Única das Favelas (Cufa) está em Salvador, em articulção com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) da Secretaria de Cultura (Secult). “Nosso foco são empreendedores e comerciantes, por isso, a busca pelo Centro Histórico de Salvador”, afirma Celso Athayde, cofundador da Cufa. Para o diretor geral do Ipac, a vinda da Cufa para o Pelourinho já integra a ideia de implantar um Distrito Criativo no Centro Histórico que será criado a partir de imóveis que o Ipac tem na área com o segmento da Economia Criativa.

“Promovemos treinamento sobre redes sociais na nossa sede do Pelourinho para que empreendedores e comerciantes dominem mais essa importante ferramenta”, diz Leonardo Ribeiro, diretor executivo da Cufa. A Central promove ainda aulas de danças, capoeira e parcerias para outros cursos de capacitação. “Nos sentimos felizes da Cufa ter um espaço neste lugar que é o berço do Brasil”, comenta Ribeiro. Ele explica que o público da Central Única está também no Centro Histórico. “Nosso público é de negros, de comunidades como a do Pelourinho”, relata. Na Bahia, a Cufa faz ações no bairro de Sussuarana, com tribo indígena e o Ilê Ayê, sediado na Liberdade.

“É imprescindível um novo modelo de gestão do parque imobiliário do Instituto que atenda a realidade atual, as necessidades urbanístico-populacionais e patrimoniais do Centro Histórico e, por isso, o Distrito”, completa o diretor do Ipac. Segundo ele, a iniciativa ocupará inicialmente imóveis no Quarteirão das Artes, entre as Ruas Gregório de Mattos e Frei Vicente, Ladeira do Ferrão e Baixa dos Sapateiros. Nessa quadra, já existem equipamentos do Ipac considerados ‘âncoras’, como o Solar Ferrão, com galeria e coleções de arte, além da Praça das Artes.

A Central Única das Favelas é reconhecida em esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Educação, esportes, cultura e cidadania são suas atividades. Um dos seus fundadores é o rapper MV Bill. Com uma linguagem própria, a Cufa difunde a conscientização das camadas desprivilegiadas com oficinas de capacitação e atividades que elevam a autoestima e oferece novas perspectivas.

A entidade se debruça nos polos de produção cultural, artística e esportiva, com parceiros, apoios e patrocínios. Sua sede inicial é no Rio de Janeiro e atua em outros 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália e Estados Unidos. Gastronomia, audiovisual, teatro, oficinas de DJ e produção cultural, também são suas atividades.

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a campanha Oxe, me respeite!, durante...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...
Fundação Jose Silveira

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a...

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...