Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Hotéis para pets oferecem suítes privativas, adestramento e até piscina

Janeiro é o mês em que muitas famílias brasileiras aproveitam para viajar e descansar em algum resort ou aproveitar mesmo uma praia ou uma piscina. O cenário é o de para vários brasileiros que juntaram dinheiro para curtir as férias, mas também pode ser o de muitos animais de estimação, que cada vez mais são considerados como membros da família, para alguns até como seus filhos.

Alguns hotéis de cachorros têm investido tanto em seus espaços e atividades que se tornaram irresistíveis aos pets e a seus donos. Há estabelecimentos que oferecem jogos, brincadeiras e até adestramento, com treinamentos básicos diários.

Outras hospedagens têm até piscina para aulas de natação, e brincadeiras como cabo de guerra. É o caso do House Dog, hotel na Granja Viana (Grande SP), que hospeda cães, gatos, aves e roedores em suítes individuais de quatro metros quadrados.

Ricardo Alves, o atual proprietário do lugar, é adestrador há 15 anos e diz que o negócio começou aos poucos, ao abrigar alguns pets de clientes. “Hoje tenho um espaço comprado, com estrutura totalmente pensada nos animais, na segurança e no conforto deles.”

Os animais do House Dog passam o dia com instrutores e, às 20h, voltam para suas suítes. “O principal é que eles tenham uma hospedagem agradável e voltem para a casa felizes”, diz Alves, que confirma que o suporte acontece o dia inteiro. “Eu moro dentro do local, então fico 24 horas por dia. E tem o monitoramento interno, com câmeras e babá eletrônica.”

Para maior tranquilidade dos donos dos pets, alguns hotéis como Dog’s Ville, em Moema, oferecem testes de um dia -se o animal se adaptar, pode ficar por lá.

Muitas pessoas têm medo do bicho não se adaptar com a presença de animais diferentes dele. Ricardo Alves explica que consegue identificar quando o animal é mais introvertido, briguento ou fraco. “Separamos eles por grupos e fazemos as solturas em momentos diferentes”, diz. Ele conta que a quantidade de animais diferentes é grande, e que recebeu 45 animais apenas no feriado de Natal de 2017.

Há quem opte também por outros meios de abrigo para o animal de estimação. A estudante Fernanda Yumi prefere deixar o cão aos cuidados de um familiar, por conta de um mais amplo disponível para o pet. “Sempre deixo meu cão com o meu avô. Lá, ele não fica preso e ainda tem a cachorra da casa como companhia.

Antes de dar férias ao animal, é preciso tomar alguns cuidados. A veterinária Vanessa Carlini afirma que é importante ter a vermifugação do pet em dia, e verificar se ele está indo para o hotel com algum machucado. “Dá para medir a credibilidade do hotel por se ele pede ou não um atestado do veterinário, dizendo que o animal está saudável, e a carteira de vacinação, para saber se está em dia”, alerta.

No House Dog, por exemplo, Ricardo Alves afirma que todo o cachorro recebe uma triagem antes de se hospedar. “Se encontrarmos algum problema, protelamos ou cancelamos a hospedagem. Exigimos todas as vacinas em dia, com carteira para comprovação, e o animal tem que estar saudável. Aqui, nós damos o vermífugo.”

Vanessa Carlini, que tem um pastor alemão em casa, diz gostar de visitar o hotel antes de definir se deixará seu cão por lá. “Gosto de conhecer tanto a higiene do local, quanto o tratamento que eles dão. Vale até ficar um tempo por lá para acompanhar isso.”

Uma dica é ficar atento à limpeza do local, e tomar cuidado com aqueles que tiverem forte cheiro de urina ou fezes de animais espalhadas. Vanessa diz ainda que hotéis com câmeras instaladas ganham mais a sua confiança, e que no Vila dos Pets, na Vila Guilherme (zona norte), hotel onde costuma deixar seu cão, costuma receber até fotos de seu cão enquanto viaja.

“Também acho importante levar para o hotel a própria ração, para que não deem qualquer uma. Pode-se fazer uma pequena mochila com a alimentação, brinquedos e cobertores, coisas para que o animal lembre-se de seu dono e sua casa”, completa a veterinária.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...