Em nota, construtora rebate associação de moradores sobre empreendimento no Cidade Jardim

Em nota enviada ao Informe Baiano, a Villas Construtora Ltda, do Grupo Andrade Galvão, rebateu a Associação dos Condomínios do Cidade Jardim – ACCJ, que reivindica o direito ao espaço de convivência no bairro. Os moradores pedem que as autoridades devolvam a área e desfaçam a permuta com a empresa para a construção de uma via exclusiva que atenderá o futuro empreendimento.

Veja abaixo o comunicado oficial da empresa.

“A Villas Construtora Ltda., empresa baiana com 16 anos no mercado imobiliário é a responsável pelo projeto do Loteamento Reserva Cidade Jardim.

A empresa informa que no ano de 1999 recebeu da Prefeitura Municipal de Salvador, uma área de 1.004,18 m² destinada a abertura da via de acesso ao Loteamento Reserva Cidade Jardim, em permuta de outra área com 9.300 m² no bairro do Barbalho. O projeto foi aprovado no ano de 2003 e possui Registro no Cartório de Imóveis desde o ano 2004.

No ano de 2003, a Prefeitura Municipal de Salvador emitiu para a Villas Construtora o Alvará de Construção do Loteamento Reserva Cidade Jardim, tendo sua última renovação ocorrida em 26 de abril de 2018 e com vigência até abril de 2022.

Os representantes da Associação dos Condomínios do Cidade Jardim estão divulgando constantemente na imprensa que a Villas Construtora está desmatando de forma ilegal a vegetação do terreno do Loteamento Reserva Cidade Jardim, no bairro do Candeal.

A construtora possui a Autorização de Supressão Vegetal (ASV) a qual lhe permite realização dos serviços de supressão. Além disso, a Villas Construtora tem desde 2003 o Alvará de Construção do Loteamento, bem como Decreto Municipal, Licenciamento Ambiental com sua última renovação emitida no dia 08 de agosto de 2018, com validade até 2020.

A Associação também está alegando, repetidamente, na imprensa que a construtora modificou o acesso ao loteamento, que antes era pelo Candeal/Brotas, e agora é pelo Cidade Jardim. Porém, o acesso do loteamento Reserva Cidade Jardim sempre foi pela Rua Leonor Calmon, no Cidade Jardim, desde o ano de 1999, com aprovação do Termo de Acordo e Compromisso com a Prefeitura Municipal, e ratificação através do projeto aprovado no ano de 2003. Nunca houve alteração desse acesso no projeto.

Outra afirmativa da Associação é que a Villas Construtora fez um serviço de terraplanagem de forma ilegal e sem Alvará de Terraplanagem. Entretanto, a Construtora enfatiza que nunca realizou nenhum serviço de terraplanagem neste terreno, e que fez em dezembro de 2018, os serviços de supressão e limpeza da área.

Entre as reclamações da Associação dos Condomínios do Cidade Jardim está a construção de uma praça. A construtora afirma que no dia 24 de janeiro de 2017, foi enviada para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), uma proposta para a construção da praça, custeada pela própria empresa. A Villas reitera que a praça sugerida é mais ampla e funcional, inclusive com mais de 2.000 m² de área plana.

O projeto da Villas Construtora não prevê a construção de 12 a 17 torres, como tem sido divulgado na imprensa. O mesmo possui 18 lotes pequenos, que agrupados possibilitarão a construção de apenas 08 torres residenciais, além de 741,44 m² para construção de um ponto comercial.

Vale salientar que dos 42.349,25 m² do terreno, somente 26.693,40 m² são de áreas comercializáveis, tendo a área remanescente de 15.655,85 m² sido doada para a Prefeitura Municipal de Salvador.

No dia 04 de janeiro de 2019, a Sedur emitiu uma notificação de embargo da obra, por não ter concedido licença para execução de terraplanagem. No dia 10 de janeiro de 2019, a Villas Construtora elaborou a sua defesa informando que não executou nenhum serviço de terraplanagem na área.

No dia 07 de janeiro de 2019, a Sedur emitiu outra notificação; desta vez informando que a Villas Construtora não possuía Autorização para Supressão Vegetal e não poderia realizar o serviço. Também no dia 10 de janeiro de 2019, a construtora acrescentou na defesa que possuía a referida Autorização para Supressão Vegetal, portanto o embargo da obra é improcedente.

Já no dia 15 de janeiro de 2019, a Villas Construtora apresentou à Sedur a Defesa e o pedido de reconsideração do indeferimento do Alvará de Terraplanagem e estão aguardando o referido Alvará, para dar início ao serviço de terraplanagem.

Por fim, a Villas Construtora se coloca à disposição da Associação dos Condomínios do Cidade Jardim, comunidade do entorno e veículos de imprensa para sanar qualquer dúvida a respeito do projeto e sua documentação, por meio da sua Assessoria de Imprensa, a A&G Plus Comunicação”.

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Para...

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67 mil visitantes no primeiro mês...
Fundação Jose Silveira

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria...
Fundação Jose Silveira

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria...

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67...

Butantan se prepara para testar vacina contra gripe aviária em humanos

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, vai iniciar os testes, em...

CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contabilizou 100.070 inscritos na segunda edição do Concurso...