Confira sete benefícios da chia para a saúde e a dieta

Queridinha de quem procura uma alimentação saudável, a chia é considerada um superalimento com diversos benefícios para a saúde. Rica em fibras e vitaminas, as sementes oferecem muitas vantagens a quem opta por inseri-las em sua dieta. Melhora o trânsito intestinal e o colesterol, controla algumas doenças crônicas e até diminui o apetite – importante para quem quer perder peso.

As sementes de chia são cheias de ômega 3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais (daí a alcunha de superalimento). A quantidade de nutrientes em pequenas porções faz dela um excelente complemento nutricional natural e, melhor, que não pesa no bolso.

Principais benefícios das sementes de chia

1. Controlar a diabetes

Por ser rica em fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia e controlar a quantidade de açúcar no sangue – propriedade excelente para controlar a diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, reduz o índice glicêmico dos alimentos, evitando que o paciente fique com fome repentinamente.

2. Melhorar a saúde intestinal

Também por causa das fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre. Para que tenham este efeito, deve-se consumir as sementes devidamente hidratadas. Caso contrário, a chia pode prejudicar a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo.

3. Ajudar a emagrecer

As sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa espaço no estômago, diminuindo a vontade de comer.

4. Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

A chia tem uma boa quantidade de ômega 3, que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo a aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição. O nutriente é muito importante para as funções cerebrais: 60% do cérebro são constituídos por gordura, especialmente o ômega 3.

5. Evitar o envelhecimento precoce

As sementes de chia possuem muitos antioxidantes. As substâncias ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, catarata, problemas cardíacos, diabetes, Alzheimer e Parkinson.

6. Regular o colesterol

A chia possui uma boa quantidade de fibras que não se dissolvem na água. Por isso, pode ajudar a eliminar naturalmente, pelas fezes, a gordura presente na alimentação.

7. Fortalecer os ossos

As sementes são uma boa fonte de cálcio e ajudam a fortalecer os ossos, o que é especialmente indicado em caso de osteopenia, osteoporose ou após uma fratura.

Como usar

A chia é uma pequena semente muito versátil e fácil de usar. Alguns exemplos são:

Adicionar as sementes de chia em receitas de bolos, panquecas ou biscoitos que ainda serão cozidos;
Adicionar as sementes em alimentos prontos para consumo, como iogurte, sopa ou salada;
Fazer um overnight, adicionando uma colher de sopa de semente de chia em 250 ml de água e consumindo 20 minutos antes das refeições principais ou no café da manhã.
A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada em iogurtes, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da semente, basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.

Como usar a chia para emagrecer

Quem pretende perder peso deve consumir diariamente uma colher de sopa da semente hidratada – em um pouco de água, por 15 minutos – antes do almoço e do jantar. Ela dá sensação de saciedade e diminui a absorção de calorias no intestino.

Causas do emagrecimento

A chia emagrece por causa de seus nutrientes que controlam a fome e trazem benefícios ao corpo, como:

Fibras: dão a sensação de saciedade e diminuem a absorção de gordura no intestino;
Ômega 3: gordura boa, que reduz a inflamação no corpo e protege o coração;
Proteínas: saciam, fazendo o organismo demorar mais a ter fome.
Para que a chia tenha efeito emagrecedor, é importante tomar pelo menos dois litros de água por dia, pois o líquido, junto às sementes, vai aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal.

(Com informações do portal Tua Saúde)

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