Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Câmara de Salvador instala comissões permanentes; confira

A Câmara Municipal de Salvador instalou nesta terça-feira (5), no Paço, 13 comissões permanentes da Casa para os próximos dois anos. Os vereadores que integram os respectivos colegiados permanentes elegeram em seguida os presidentes e vice-presidentes.

Pela manhã, os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final escolheram o vereador Alexandre Aleluia (DEM) para presidir o colegiado, ficando com a vice-presidência o vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

“Tenho prezado pelo bom funcionamento dos colegiados, de forma serena e tranquila e respeitando as minorias partidárias. Vamos colocar em bom funcionamento a comissão que é a mais importante da Câmara e que dá todo o movimento legislativo que a Casa vota em plenário”, afirmou o vereador Aleluia.
A Comissão de Orçamento e Fiscalização ficou sob a responsabilidade do vereador Joceval Rodrigues (PPS). O vereador Sidninho (Pode) foi escolhido vice-presidente. Já a Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais será conduzida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB), ficando com a vice-presidência Toinho Carolino (Pode).

“Teremos muito trabalho pela frente, pois a mobilidade está carente em Salvador e precisa de discussão, de muito debate. A perspectiva é de muita dedicação, de sucesso, e quem ganha é a cidade. Faremos várias audiências públicas, ouviremos as comunidades e pedirei o apoio dos membros para colocar a mobilidade como inserção social”, previu Hélio Ferreira.

O vereador Duda Sanches (DEM) foi escolhido para presidir a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. O vereador Sabá (PV) ficou com a vice-presidência. “Salvador cresceu muito nos últimos seis anos da gestão do prefeito ACM Neto, mesmo período que tenho nesta Casa. Com a chegada do BRT e do Trem do Subúrbio, com tantos projetos que envolvem o Plano de Desenvolvimento Urbano e com a nova forma de pensar a mobilidade, serão dois anos de muito trabalho, de muita dedicação”, projetou Duda Sanches.

Reparação

Já os integrantes da Comissão da Reparação elegeram como presidente o vereador Moisés Rocha (PT) e como vice-presidente a vereadora Ireuda Silva (PRB). Conforme o vereador Moisés, o colegiado terá “muitos desafios pela frente”.

As vereadoras Ireuda Silva e Cátia Rodrigues (PHS) foram eleitas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher. Já a Comissão de Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência elegeu Cezar Leite (PSDB) para presidir o colegiado, ficando Beca (PPS) na vice-presidência.

“Com a eleição de Bolsonaro, a Michele Bolsonaro mostrou muita vontade de trabalhar nessa área. Isso vai ampliar bastante, no Brasil, não só as demandas, mas todas as ações voltadas para a assistência social e, principalmente, para a pessoa com deficiência. Nós faremos audiências e envolveremos o governo federal nos trabalhos aqui em Salvador”, afirmou Cezar Leite.

Os integrantes da Comissão dos Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor escolheram para presidir o colegiado a vereadora Marcelle Moraes (sem partido) e como vice-presidente o vereador Téo Senna (PHS). O vereador Toinho Carolino foi eleito presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer e Isnard Araújo (PHS) vice-presidente.

“A educação é a principal bandeira do Podemos. Temos que conversar com as comunidades escolares, com os pais, os alunos e os mestres para que possamos aproximar ainda mais o município da educação participativa, não uma educação imposta pelo Executivo”, disse Toinho Carolino.

Já os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Relações Internacionais escolheram como presidente e vice, respectivamente, Ricardo Almeida (PSC) e Marcelle Moraes. “Agradeço aos colegas pela recondução como presidente. Manteremos a mesma seriedade e o mesmo compasso de produtividade para que os próximos anos sejam produtivos, como foram os dois primeiros anos”, afirmou Ricardo Almeida.

Os membros da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social elegeram Maurício Trindade (DEM), presidente, e Cezar Leite, vice-presidente. Os integrantes da Comissão de Cultura escolheram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Luiz Carlos Suíca.

Participação Legislativa

À tarde, foi instalada a Comissão de Participação Legislativa terá o vereador Edvaldo Brito (PSD) na presidência. O vereador José Trindade (Pode) será o vice-presidente.

Segundo Brito, o novo colegiado visa ligar a Câmara Municipal ao povo. “Seremos um time em que todos correm para o gol. Faremos a ligação da Casa com a população, recebendo sugestões de projetos e fazendo o devido encaminhamento de tramitação”, disse Edvaldo.

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de retirar celulares e drogas das...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...
Fundação Jose Silveira

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita...

Adeus, José Santa Cruz! Dublador de Dino da Silva Sauro morre aos 95 anos

O mundo do entretenimento perdeu, nesta sexta-feira (26/04), José Santa Cruz, um dos mais renomados dubladores brasileiros, que faleceu...

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática

unta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional,...