Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Diego Coronel diz que o Brasil não pode ser colecionador de grandes tragédias ambientais

O deputado Diego Coronel (PSD) comentou, na tarde desta quarta-feira 6, que o Brasil não pode se tornar um colecionador de grandes tragédias ambientais. O parlamentar apresentou à Secretaria Geral Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Moção de Congratulações ao senador Otto Alencar (PSD), que requereu uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal, para investigar a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

O senador baiano já dispõe de 31 assinaturas, das 27 exigidas pelo Regimento Interno da Casa, para que a Câmara Alta instaure uma CPI e investigue as causas do rompimento da barragem controlada pela Vale do Rio Doce, ocorrido último dia 25, matando mais de 300 pessoas.

Os bombeiros já encontraram 142 corpos e há outros 194 desaparecidos. Mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro vazaram, deixando um rastro de misérias. Otto Alencar classificou o maior desastre ambiental da história do Brasil de “catástrofe criminosa”.

“O Brasil e os poderes públicos não podem mais assistir passivamente o país colecionar enormes tragédias ambientais, que ceifam a vida de milhares de pessoas, animais, negócios e sonhos – não raro de brasileiros humildes -, sem que as autoridades tomem providências para acabar com esse descalabro”, ressalvou Diego Coronel.

Na moção, o pessedista destaca o rastro de mortes e prejuízos causados com o desastre de Mariana, também no Estado mineiro. Em 5 de outubro de 2015, o rompimento da Barragem do Fundão, da empresa Samarco, também controlada pela Vale, despejou 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minérios por 650 quilômetros, atingindo o Estado do Espírito Santo, com 19 mortos, 300 famílias desalojadas e mais de 500 mil pessoas atingidas.

Diego Coronel salienta no documento a importância da atividade da mineração para a economia brasileira, na geração de emprego e renda, mas reitera a necessidade de se aperfeiçoar a legislação e recrudescer a fiscalização em todas as barragens brasileiras, notadamente as que apresentam o menor grau de risco.

O parlamentar classifica o requerimento do senador e correligionário de louvável, e diz que a vontade de felicitá-lo pela CPI é de todos os brasileiros, do Oiapoque ao Chuí. “Exceção daqueles poucos para quem a acumulação de riquezas pode se sobrepor à vida de milhares de brasileiros; aqueles que enxergam o lucro como um bem mais nobre que a vida humana”.

O jovem deputado entende que é papel dos Legislativos, das três esferas de poder, buscar formas de evitar essas catástrofes. “É dever moral do legislador criar e aprovar leis que se configurem em empecilhos aos negócios desses construtores de fortuna às custas de vidas humanas, vidas que muito pouco aparecem nos retrovisores oficiais. Agredir o meio ambiente não pode mais continuar sendo um negócio lucrativo e impune no Brasil”, enfatizou Diego.

CAE aprova tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei (PL) 795/2024, que cria a Tarifa Social de Água e...

ITATIM: PM é baleado durante operação no interior da Bahia

Um soldado da Polícia Militar foi baleado nessa terça-feira (23/04), durante uma operação policial realizada na cidade de Itatim, no interior da Bahia. Como...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CAE aprova tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei (PL) 795/2024, que cria a...
Fundação Jose Silveira

CAE aprova tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei (PL) 795/2024, que cria a...

ITATIM: PM é baleado durante operação no interior da Bahia

Um soldado da Polícia Militar foi baleado nessa terça-feira (23/04), durante uma operação policial realizada na cidade de Itatim,...

Polícia Civil apreende mais de 12 mil comprimidos de anfetamina em Conquista

Um homem foi preso em flagrante por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Com...

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.716 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (23), no Espaço da Sorte,...