Cinco bebidas que combatem a insônia e ajudam a dormir

A dificuldade para adormecer ou em dormir uma noite satisfatória e contínua de sono se deve a vários fatores, que incluem estresse, preocupações e até a ingestão de certos alimentos como café ou açúcar.

Ainda assim, existem algumas bebidas que contribuem para o relaxamento do corpo e da mente.

Chá de ervas

O chá de camomila é conhecido como um bom remédio para problemas em dormir. Pesquisas apontam que este chá aumenta o nível de glicina, um relaxante muscular, no corpo.

O de valeriana, por sua vez, costumava ser receitado para combater as insônias já na Roma antiga. A crença era de que a bebida facilitava o sono e melhorava a qualidade do mesmo.

Acredita-se que ele aumenta os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, uma substância que ajuda a regular as células nervosas e diminui a ansiedade.

Leite morno

O leite contém melatonina, um hormônio que dá vontade de dormir, apesar de ainda não ter sido confirmado que tenha de fato um impacto significativo sobre os níveis de melatonina do corpo.

A bebida também contém triptofano, um aminoácido que é o precursor de serotonina e da melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro.

Bebida de leite vegetal de aveia

A aveia pode ser uma solução eficaz contra os transtornos do sono.

Ela não só evita a indigestão, como também contém triptofano e outros nutrientes que participam na produção de melatonina e serotonina.

Água

Se você não consegue dormir bem durante a noite inteira porque acorda com sede ou vontade de ir ao banheiro, assegure-se que está bebendo líquidos suficientes durante o dia para se manter hidratado ao longo de toda a noite.

A última taça

Uma pequena taça de licor de vez em quando não fará muito mal à saúde, mas apenas esporadicamente, já que o álcool pode provocar problemas sérios – que incluem insônias.

O álcool ajuda a manter o sono, mas faz com que passemos menos tempo na etapa do sono de movimentos oculares rápidos (MOR), que é a mais satisfatória, fazendo com que despertemos mais durante a noite.