Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Inflação está em níveis “confortáveis”, diz ata do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) considera que a inflação está em níveis “apropriados ou confortáveis”. A informação, divulgada hoje (12), consta da ata da última reunião do comitê, que decidiu na semana passada manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,5% ao ano, o mínimo histórico.

“Diversas medidas de inflação subjacente [ação que procura captar a tendência dos preços, desconsiderando variações temporárias] se encontram em níveis apropriados ou confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária [definição da taxa Selic]”, diz a ata.

O Copom, mais uma vez, optou por não dar indicações sobre as próximas reuniões para definir a Selic. “Todos concordaram que a atual conjuntura recomenda manutenção de maior flexibilidade para condução da política monetária, o que implica abster-se de fornecer indicações de seus próximos passos. Os membros do Copom [diretoria do BC] reforçaram a importância de enfatizar o compromisso de conduzir a política monetária visando a manter a trajetória da inflação em linha com as metas”, destaca o comitê.

Com relação ao cenário externo, o Copom avaliou que permanece desafiador, mas com alguma redução e alteração do perfil de riscos” para a inflação no Brasil. “Diminuíram os riscos de curto prazo associados à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas. Por outro lado, aumentaram os riscos associados a uma desaceleração da economia global, em função de diversas incertezas, como as disputas comerciais e o Brexit [saída do Reino Unido da União Europeia]”. O aumento das taxas de juros de países como Estados Unidos pode levar à saída de investidores de nações emergentes, como o Brasil, para aplicar em títulos americanos, o que leva à alta do dólar.

No mercado interno, o nível de ociosidade elevado da economia brasileira pode fazer com que a inflação fique abaixo do esperado. Por outro lado, diz o Copom, “uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira” pode elevar a inflação.

Na semana passada, pela sétima vez seguida, o Copom manteve os juros básicos da economia. A decisão unânime era esperada pelos analistas financeiros.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2019, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu meta de inflação de 4,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não poderá superar 5,75% neste ano nem ficar abaixo de 2,75%. A meta para 2020 foi fixada em 4%, também com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...