Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Geraldo manda recado: “forças ocultas e internas não vão interferir nessa Casa”

“Não há quem venha interferir externamente dessa Casa enquanto eu for presidente”, disparou nesta quarta-feira (14/03) o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), no início da sessão especial, onde os vereadores interrogaram o secretário municipal de Trabalho e Esportes, Alberto Pimentel (PSL).

“Forças ocultas e internas do mundo político não vão interferir nessa Casa. Essa Casa tem autonomia e independência”, pontuou Geraldo, que acrescentou:

“Os vereadores já fizeram sua escolha: ou são Geraldo Júnior ou são contra Geraldo Júnior”, finalizou o presidente da CMS.

Convocação

A convocação do secretário foi motivada por atuação, sem nomeação, do policial militar Jorge Bruno Guimarães, que, segundo denunciado pela imprensa, responde processo na Justiça por agressão a uma ex-namorada.

Para preservar a imparcialidade do processo, o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), delegou a condução dos trabalhos no Plenário Cosme de Farias ao vereador Edvaldo Brito (PSD), procurador parlamentar da Casa. Geraldo respondia pela Semtel antes de Pimentel assumir a pasta.

Depoimento

Durante aproximadamente vinte minutos, o secretário Alberto Pimentel destacou atividades desenvolvidas à frente da Semtel em pouco mais de dois meses. Para conter as acusações de que não vem atendendo alguns vereadores, enumerou entregas de campos e quadras em diversos bairros da cidade, muitas das obras sugeridas por legisladores. Em tempo, afirmou: “Atenderei todos sem exceção”.

Sobre o motivo principal da convocação, a atuação do PM Jorge Bruno Guimarães, Pimentel disse que soube do processo contra o servidor através da imprensa e que não comunga de agressões contra as mulheres. Conforme Pimentel, houve tentativa de “demonizar” o PM por uma ocorrência de “agressão verbal, comum em casais”. A afirmativa foi retrucada pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “Agressão é agressão”, frisou.

Segundo o secretário explicou ao plenário, Jorge Bruno Guimarães atuava na Secretaria enquanto aguardava licença da Polícia Militar. “Enquanto isso, ele estava reconhecendo o ambiente de trabalho e não tinha autorização para fazer nenhum despacho”, garantiu.

Um dia antes da presença de Pimentel na Câmara, a contratação de Bruno Guimarães foi descartada, após nomeação de Magno Felzemburgh para o cargo.

Repercussão

O depoimento do titular da Semtel teve repercussão positiva para a maioria dos vereadores. Diante de uma suposta blindagem por parte da bancada do governo, Edvaldo Brito reestabeleceu a ordem no plenário. “O secretário não precisa ser blindado, porque está fazendo uma exposição digna de aplausos”, afirmou o presidente da sessão.

Os vereadores Toinho Carolino (Podemos), presidente da Comissão de Educação, insistiu na tese de erro de Pimentel, ao permitir que o servidor assinasse uma ata mesmo sem estar nomeado na diretoria de Trabalho. A medida, segundo Carolino, configura improbidade administrativa. Da mesma forma discursaram o vereador Carlos Muniz (Podemos) e a vereadora Ana Rita Tavares (PMB). Pimentel assegurou: “Não infringi a lei”.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Ireuda Silva (PRB) declarou estar satisfeita com as explicações do secretário, enquanto Aladilce Souza também classificou a sessão como histórica e indicou que as convocações passassem a integrar a agenda da Casa.

Lorena Brandão e Ricardo Almeida, ambos do PSC, Pedro Godinho (MDB), Kiki Bispo (PTB) e Téo Senna (PHS) parabenizaram a explanação de Alberto Pimentel.
No final, Geraldo Júnior parabenizou a condução de Edvaldo Brito e declarou sua consideração final: “Se a Casa está satisfeita, eu estou plenamente satisfeito”.

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa)...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...

Banco Central tem prejuízo de R$ 114,2 bilhões em 2023

Pelo segundo ano seguido, o Banco Central (BC) fechou o balanço no negativo. Depois de registrar prejuízo de R$...