Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Sindicato afirma que policiais civis estão sem receber salários e horas extras de plantões

Em nota enviada ao Informe Baiano na tarde desta sexta-feira (15/03), o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), afirma que investigadores, delegados e escrivães “continuam enfrentando graves problemas referentes ao pagamento de salários e de horas extras”.

De acordo com a categoria, “muitos policiais não receberam as horas extras referentes aos plantões extraordinários no Réveillon, da Operação Verão do mês de Janeiro e nem as diárias que fazem jus para trabalhar no carnaval realizado na capital e no interior”.

“Alguns policiais, entre eles investigadores, escrivães e delegados de polícia, não receberam sequer o pagamento do salário referente ao mês de fevereiro. Diante dessa gritante ofensa aos direitos dos servidores, os mesmos estão se mobilizando em todo estado para, a partir da próxima semana, iniciar a conhecida OPERAÇÃO PADRÃO”, diz a nota do Sindpoc.

O Informe Baiano entrou em contato com as assessorias de imprensa da SSP (Secretaria de Segurança Pública), SAEB (Secretaria de Administração) e Polícia Civil. Veja aqui a resposta.

Veja abaixo o comunicado do Sindpoc na íntegra.

“Os policiais civis do Estado da Bahia continuam enfrentando graves problemas referentes ao pagamento de salários e de horas extras. Passado o carnaval, maior festa do estado, muitos policiais não receberam as horas extras referentes aos plantões extraordinários no Réveillon, da Operação Verão do mês de Janeiro e nem as diárias que fazem jus para trabalhar no carnaval realizado na capital e no interior.

Alguns policiais, entre eles investigadores, escrivães e delegados de polícia, não receberam sequer o pagamento do salário referente ao mês de fevereiro. Diante dessa gritante ofensa aos direitos dos servidores, os mesmos estão se mobilizando em todo estado para, a partir da próxima semana, iniciar a conhecida “OPERAÇÃO PADRÃO”.

Tal procedimento garante o atendimento à população dentro do que determina a lei, isto é, seguindo rigorosamente às determinações legais para a execução de todas as tarefas. Como é sabido, em vários setores o serviço não é paralisado porque servidores executam tarefas aquém de suas obrigações, muitas vezes colocando em risco a própria segurança para que o serviço seja prestado. Dentre os exemplos, podemos citar o deslocamento em viaturas sem condições de rodar (com pneus gastos, freios deficientes, etc), utilização de coletes e munições vencidos, trabalho em ambientes comprovadamente insalubres, entre outros.

A categoria afirma que tal medida é necessária diante da recorrente indiferença com que o Estado vem tratando o problema dos pagamentos. “Desde o mês de janeiro estamos enfrentando problemas para receber salários, horas extras e até mesmo os valores referentes à alimentação e transporte. Porém, a cada mês o setor de RH informa que o problema será sanado no próximo mês, o que não ocorre e, com isso, o prejuízo do servidor vai aumentando. Alguns policiais já acumulam perdas de quase dez mil reais entre horas extras, salários e demais vantagens”, relata um dos policiais.

Muitos policiais civis também relatam já terem recorrido a empréstimos para honrar com compromissos como aluguel, escola dos filhos, entre outros. Por fim, a categoria afirma que se, até o final do mês de março, com a realização da “OPERAÇÃO PADRÃO”, o Estado não sanar todos os problemas com pagamento, a categoria analisa a adoção de medidas mais drásticas, como a paralisação total”.

Saeb e SSP afirmam que providências já foram adotadas para solucionar pagamentos atrasados de policiais

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da maior obra da história da...

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil pessoas em três dias de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...
Fundação Jose Silveira

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil...

RINDO DE NERVOSO! Mulher tem crise de riso durante assalto em farmácia de Vitória da Conquista

Uma situação inusitada aconteceu durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher teve uma...

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...