Atacante russo é multado após criticar convocação de brasileiro por ser negro

O atacante Pavel Pogrebnyak foi multado nesta terça-feira pela União de Futebol Russo em 250 mil rublos (aproximadamente R$ 12 mil) após dar uma declaração de cunho racista para criticar a convocação do atacante brasileiro Ari, que é naturalizado, para defender a seleção nacional.

Em entrevista ao jornal russo Komsomolskaya Pravda, Pogrebnyak afirmou acreditar que Ari, por não ter nascido no país, não deveria defender a seleção. “É ridículo que jogadores negros atuem pela seleção da Rússia”, afirmou.

- publicidade -

Posteriormente, Pogrebnyak afirmou que não tinha a intenção de ofender jogadores negros, mas apenas defender o seu ponto de vista de que atletas nascidos no exterior não devem representar a Rússia.

Nesta terça-feira, então, o comitê de ética da federação russa anunciou a multa a Pogrebnyak e afirmou que o jogador será suspenso até o fim da temporada se cometer nova ofensa. “Os fundos da multa vão para projetos especiais para combater discriminação”, explicou a entidade em um comunicado.

Pogrebnyak defendeu a seleção da Rússia entre 2006 e 2012. Com passagens por times fora do seu país como o Stuttgart e o inglês Reading, ele defende atualmente o Ural, de Ecatarimburgo.

Ari atua no futebol da Rússia há nove anos e fez a sua estreia pela seleção nacional em novembro. A equipe também costuma ter em seu grupo outros dois jogadores nascidos no Brasil, o goleiro Guilherme e o lateral-direito Mário Fernandes. Ilzat Akhmedov, do Quirguistão, também atua pela seleção russa com frequência, sendo que a equipe também já contou com alemães naturalizados.

Guilherme, que defende o Lokomotiv Moscou, também foi alvo de injúrias raciais de alguns torcedores do Spartak Moscou que cantaram em dezembro que ele era “um macaco” durante um jogo do clube.

Ultimas Noticias

Na Avenida São Rafael, Rondesp evita roubo a ônibus e prende...

Uma guarnição das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico evitou, na manhã deste sábado (20/07), o roubo contra passageiros de um ônibus, em Salvador. A dupla...

Advogado e mais oito presos por ataque contra Veracel em Eunápolis

Um advogado e mais oito homens foram presos, na manhã deste sábado (20/07), em uma operação conjunta das polícias Civil e Miltar. O grupo...

Maria Gadú e Chico César se apresentam na Concha Acústica dia...

Um encontro memorável para o público baiano. Vem aí em agosto dois grandes shows. Maria Gadú e Chico César se apresentam na Concha Acústica...

Proposta de Félix libera pagamento de pedágio em rodovias federais

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) apresentou na Câmara Federal o projeto de lei 1561/11 sobre a atualização de cobrança de pedágio em...
Publicidade