Em Salvador, Rui percorre Avenida 29 de Março que será entregue no próximo sábado

Fotos: Carol Garcia

No próximo sábado (06/04), mais uma etapa do processo de transformação da mobilidade em Salvador será entregue e os soteropolitanos poderão transitar pela nova Avenida 29 de Março, diretamente entre a Avenida Orlando Gomes e a BR-324. Nesta segunda-feira (1º), o governador Rui Costa percorreu, juntamente com a imprensa local, todo o trecho construído da Linha Vermelha, partindo da Avenida Orlando Gomes e seguindo até a BR-324, na altura de Águas Claras.

“Com esta inauguração, as pessoas poderão sair da Avenida Paralela e alcançar a BR-324 pela Avenida 29 de Março. Esta é a terceira etapa da Linha Vermelha, que vai ligar a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário. Em mais dez ou 12 meses a quarta e última etapa desta obra deve estar concluída. É importante salientar que antes não existia esse tipo de acesso na capital baiana. Com esses corredores que cortam a cidade transversalmente e diminui muito o tempo de deslocamento, estamos transformando a mobilidade em Salvador”, destacou Rui.

Ainda de acordo com o governador, as novas vias do projeto são um vetor de desenvolvimento para a região. “É possível perceber que já surgiram novos empreendimentos na Avenida Orlando Gomes, inclusive novos colégios e lojas de diversos segmentos. Essa transformação urbana valoriza ainda mais o local e o patrimônio das pessoas”, afirmou.

Já na região da BR-324, na altura de Águas Claras, o governador falou de futuros projetos para o local. “Aqui à direita, neste espaço, teremos a nova rodoviária, um grande terminal de transbordo de ônibus metropolitanos e uma grande estação de metrô, todos integrados. Será a maior estação de transbordo do Norte e Nordeste o Brasil”.

29 de Março

A avenida conta com 3,1 quilômetros, duas pistas e três faixas de tráfego cada. Para a implantação do trecho, foram executados serviços de terraplanagem, pavimentação, microdrenagem, paisagismo, ciclovia, passeios com piso tátil, sinalização horizontal e vertical, quatro retornos sobre o canal construídos em concreto, acessos para os bairros situados no entorno, iluminação em LED, faixa exclusiva de tráfego para implantação futura do BRT, baia para pontos de ônibus com pavimentação em concreto armado, além de obras complementares. Também foi executada a macrodrenagem com retificação do Rio Jaguaribe, localizada no canteiro central, que separa as duas pistas dessa avenida.

Inauguração

A inauguração da Avenida 29 de Março será realizada a partir das 8h do próximo sábado (6). Na ocasião, serão oferecidos à população serviços de saúde, além do SAC Móvel, com emissão de documentos.

Linha Vermelha

Dentro do projeto da Linha Vermelha, já foram entregues a Avenida Orlando Gomes totalmente duplicada, o trecho do complexo viário de Águas Claras, e um novo sistema viário de acesso à Estação Pirajá (Metrô/Ônibus), incluindo um viaduto sobre a BR-324.

O corredor transversal Linha Vermelha terá um total de 20 quilômetros e foi projetado para ligar a orla atlântica da cidade a Paripe, no Subúrbio Ferroviário, através de investimentos que somam cerca de R$ 581 milhões.