Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Prefeitura de Camaçari concede aumento de 20% para servidores

Em meio ao cenário de crise econômica persistente, com prefeitos de todo o país reivindicando o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ao governo federal, a prefeitura de Camaçari fechou acordo com o Sindicato dos Servidores nesta quarta (10) e vai conceder uma reposição salarial de 14,42 %, em quatro parcelas, ao funcionalismo (entre servidores da ativa e aposentados). Duas a serem pagas esse ano e duas em 2020. O impacto na folha de pessoal do município será de R$ 33, 3 milhões até o próximo ano. Em contrapartida, os servidores aceitaram abrir mão do retroativo, que implicaria num desembolso de R$ 78 milhões pela prefeitura.

O volume de recursos destinado aos funcionários deve aumentar em 2020 porque a prefeitura se comprometeu, ainda, a pagar a reposição inflacionária do próximo ano que será calculada com base no IPCA de 2019. As projeções indicam que esse índice pode chegar a 4%, elevando o total de reajuste a aproximadamente 20%. Conforme as secretarias da Administração e Fazenda, o aumento não afetará os percentuais de gastos com o funcionalismo, previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

É o primeiro reajuste na remuneração dos servidores de Camaçari na gestão do prefeito Elinaldo Araújo, que assumiu o mandato no início de 2017 e não teve condições de conceder aumentos salariais devido à queda na arrecadação de impostos e à judicialização da questão do reajuste de 10,67% concedido em 2016 pelo ex-prefeito Ademar Delgado apenas aos professores do município. O Sindicato dos Servidores requereu a extensão do benefício a todo o funcionalismo e reivindicava que os 10,67% fossem retroativos a 2016, o que a prefeitura não tinha condições de assumir. Por isso, contrapropôs os 10,67% mais 3,75% da inflação de 2018 e o pagamento do índice inflacionário de 2020, o que foi aceito na assembleia dos servidores.

O reajuste de 10,67%, vai incidir sobre o salário de junho de 2019, dividido em quatro parcelas iguais, no percentual aproximado de 2,67% cada, que serão aplicadas nos meses de julho/2019, novembro/2019, abril/2020 e julho/2020. O índice inflacionário do exercício de 2018 correspondente a 3,75% será dividido em duas parcelas aproximadas de 1,88%, (a ser aplicada também sobre a base salarial de junho/2019) e pagas nos meses de julho/2019 e julho/2020.

O prefeito Elinaldo Araújo disse que desde assumiu o mandato, acompanha o esforço da gestão no sentido de sanear as contas municipais, tornando possível a valorização dos servidores. “Estamos atravessando um dos períodos recessivos mais graves do país com reflexos negativos na arrecadação de impostos, o que reduziu nossa possibilidade de conceder aumentos salarias nos primeiros anos de administração. Graças à gestão austera que vem eliminando desperdícios e gastos desnecessários herdados de governos passados, conseguimos, agora, conceder essa reposição. Sei que o servidor queria mais, mas entendeu que nesse momento o índice é diferenciado em relação à maioria dos municípios brasileiros”, declarou, reafirmando o compromisso de valorização continuada do funcionalismo.

O secretário da administração Helder Almeida, que vinha negociando um acordo há alguns meses com as lideranças sindicais elogiou a postura do funcionalismo. “Observei uma postura consciente do servidor, que não se deixou levar pelo discurso político negativo e entendeu que a proposta de aumento nesse momento de crise representa um ganho considerável no salário, que nenhuma outra prefeitura está concedendo pelas dificuldades econômicas”, disse.

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a campanha Oxe, me respeite!, durante...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...
Fundação Jose Silveira

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a...

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...