Atividade econômica tem queda de 0,73% em fevereiro

A atividade econômica registra queda neste ano. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (15) pelo Banco Central (BC).

Em fevereiro, o índice apresentou queda de 0,73%, na comparação com janeiro, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). De acordo com os números revisados pelo BC, em janeiro, em relação a dezembro, a retração ficou em 0,31%.

Em 12 meses terminados em fevereiro de 2019, houve expansão de 1,21%. No primeiro bimestre comparado ao mesmo período de 2018, houve crescimento de 1,66%. E em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, a expansão chegou a 2,49%. Esses dados não são dessazonalizados porque a comparação é entre períodos iguais.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O índice foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas indicador oficial da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ultimas Noticias

Medina, Filipinho e Ítalo avançam às oitavas em Peniche

Sete brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final da etapa de Peniche do Circuito Mundial de Surfe, em Portugal, nesta sexta-feira. Destaque para Gabriel...

Sargento é baleado em tentativa de assalto no Engenho Velho de...

Um sargento da Polícia Militar foi baleado na perna na noite desta sexta-feira (18/10), no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador. A...

JMM: Brasil empata sem gols com a França no futebol masculino

A seleção brasileira de futebol masculino empatou em 0 a 0 com a França em jogo disputado nesta sexta (18) e válido pelos Jogos...

Primos são mortos em Boa Vista de São Caetano

Dois jovens foram mortos no início da noite desta sexta-feira (18/10), no bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador. O crime aconteceu...
Publicidade