Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Alba: aprovado projeto que autoriza Embasa fazer empréstimo

A Assembleia Legislativa autorizou ontem o Poder Executivo a dar todas as contragarantias necessárias para que a Embasa contrate empréstimo de até €60 milhões junto ao KFW Entwicklungsbank. A aprovação por maioria do Projeto de Lei 22.998 garante na prática que o Estado da Bahia seja fiador junto ao Governo Federal da operação de crédito.

A matéria foi bastante debatida entre as bancadas e a oposição utilizou todos os tempos regimentais disponíveis, além de inúmeros pedidos de verificação de quorum. O líder oposicionista, deputado Targino Machado (DEM), chegou a falar reiteradas vezes que o projeto tinha como objetivo a privatização da Embasa. O deputado Luciano Simões Filho (DEM) considerou que o reforço do caixa pode não ser para preparar para a desestatização, “mas é um grande passo”.

O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), fez questão de afastar qualquer possibilidade de privatização propiciada pela iniciativa governamental. Ele destacou que a mensagem é bem clara, no Parágrafo Único do Art 1º, que a destinação dos recursos visa a financiar o Programa de Saneamento com uso energético do biogás no tratamento de esgotos da Região Metropolitana de Salvador.

“É um projeto que gera sustentabilidade. É o primeiro projeto que a Embasa vai fazer aqui na Bahia. Só tem um no Brasil, em São Paulo, que apenas usa a reutilização da água. O projeto baiano é inovador. Além de fazer o reuso da água no tratamento do esgotamento sanitário, vai gerar biogás, garantindo mais receita para o Estado”, comemorou o deputado Rosemberg Pinto (PT).

O deputado Alan Castro (PSD) não só afastou a ideia de privatização como parabenizou o governador Rui Costa pelo projeto, que vai propiciar a expansão da rede de esgotos em cidades como Salvador e Camaçari, não importando se os prefeitos se opõem a ele ou não. “Não haverá aprovação a toque de caixa”, disse, lembrando que a proposição foi bastante discutida. A mensagem governamental começou a tramitar no Legislativo em 14 de dezembro do ano passado.

O deputado Tiago Correia (PSDB) ocupou a tribuna para se mostrar favorável ao projeto e reclamou pelo governo ter “demorado tanto para investir na expansão da rede de esgotos e melhorar os péssimos serviços da Embasa”. Por outro lado, se mostrou preocupado se o Estado terá condições de honrar com todos os compromissos que vêm assumindo. Na hora da votação, no entanto, o deputado acompanhou o encaminhamento contrário ao projeto junto com sua bancada.

O pedido de autorização da operação de crédito começou a ser apreciado na semana passada, mas o processo foi interrompido logo após a leitura do relatório do deputado Zé Cocá (PP), por pedido de vista de Targino. Após a aprovação da matéria, a cena voltou a se repetir ontem, quando Tiago Correia fez o pedido de vista ao PL 23.065 na sequência do parecer proferido pelo deputado Alex Lima (PSB), que votou pela aprovação do texto original.

O PL 23.065 tramita na Assembleia Legislativa desde 11 de fevereiro deste ano e foi enviado pelo Executivo logo após o PL 22.933, de autoria do Poder Judiciário, ter sido aprovado e vetado pelo governador Rui Costa, por vício de origem. O texto de ambas as proposições prevê que todos os bens do extinto Ipraj reverterão ao patrimônio do Estado da Bahia, de acordo com o disposto no § 2º do art. 5º da Lei nº 4.384, de 6 de dezembro de 1984, e, após inventário, ficarão sob a administração do Tribunal de Justiça, cabendo ao presidente daquele Poder representar o Estado da Bahia nos atos relativos à aquisição, alienação e outros concernentes a bens imóveis.

Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com TEA será inaugurado nesta sexta-feira (19)

A entrega do espaço, fruto de cooperação entre Seades e NACPC, possibilitará o atendimento ao público infantojuvenil com paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta do serviço a partir de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com TEA será inaugurado nesta sexta-feira (19)

A entrega do espaço, fruto de cooperação entre Seades e NACPC, possibilitará o atendimento ao público infantojuvenil com paralisia...
Fundação Jose Silveira

Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com TEA será inaugurado nesta sexta-feira (19)

A entrega do espaço, fruto de cooperação entre Seades e NACPC, possibilitará o atendimento ao público infantojuvenil com paralisia...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta...

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...