Fenaj e Sindicato repudiam censura promovida pelo STF

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudiam o ato de censura do Supremo Tribunal Federal ao obrigar o site “O Antagonista” e a revista “Crusoé” a retirarem do ar reportagem citando o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, em matéria sobre a delação do empresário Marcelo Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.

A Fenaj e o Sindicato, que têm como base de sua atuação a defesa incondicional do direito à livre expressão e à liberdade de imprensa, não podem aceitar que a Suprema Corte adote uma posição arbitrária e antidemocrática, que contraria não só direitos inscritos na Constituição Federal, como também em tratados internacionais dos quais o país é signatário.

Como a redação da revista “Crusoé” fica em Brasília, reproduzimos trechos da nota de condenação à censura assinada pela diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal:
“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal repudia a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de ordenar a retirada do ar de notícia publicada pelos sites ‘Crusoé’ e ‘O Antagonista’.

Em seu despacho, o ministro afirma que os veículos publicaram uma notícia falsa, chamou a reportagem de ‘típico exemplo de fake news’ e [afirmou] que os sites extrapolaram a liberdade de expressão. (…)

Em que pese o teor da matéria e a forma de obtenção da informação, não podem o STF e seus ministros se valerem de seus posicionamentos para censurar a publicação daquilo que lhes desagrada, correndo o risco de abuso de poder e de colocar em risco a liberdade de imprensa e de expressão.

Se a reportagem incorre em abusos, os ministros, assim como quaisquer cidadãos, podem recorrer à Justiça. Os veículos podem ser denunciados e até condenados, após processo, pela tipificação correta, de crime contra honra, garantido assim o direito de defesa. (…)”.

SSP entrega novo Pelotão da PM em Uauá

  Os mais de 24 mil cidadãos de Uauá, no sertão da Bahia, e policiais militares que atuam na 45ª Companhia Independente da Polícia Militar...

Morre aos 93 anos o ex-presidente da CBF José Maria Marin

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, aos 93 anos. A...
Fundação Jose Silveira

SSP entrega novo Pelotão da PM em Uauá

  Os mais de 24 mil cidadãos de Uauá, no sertão da Bahia, e policiais militares que atuam na 45ª...

SSP entrega novo Pelotão da PM em Uauá

  Os mais de 24 mil cidadãos de Uauá, no sertão da Bahia, e policiais militares que atuam na 45ª...

Morre aos 93 anos o ex-presidente da CBF José Maria Marin

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu na madrugada deste domingo (20), em São...

Obesidade infantil cresce no mundo e exige atenção

A obesidade infantil é uma preocupação crescente em escala global. Segundo a World Obesity Federation, cerca de 158 milhões...

Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa de ações de prevenção a incêndios no Norte do estado

Entre os dias 21 e 26 de julho, seis municípios do Norte do estado irão receber a 2ª fase...