Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Agricultura familiar gera renda, movimenta economia e possibilita permanência de famílias no campo

Ações voltadas para a inclusão socioprodutiva de famílias que vivem em comunidades rurais baianas têm sido, nos últimos anos, algumas das estratégias do Governo do Estado para promover o desenvolvimento rural da Bahia. São exemplos de ações o processo de agroindustrialização da produção, a assistência técnica e extensão rural (Ater) e o apoio à gestão de empreendimentos da agricultura familiar.

Nessa perspectiva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem executando políticas públicas que garantam a renda e a permanência no campo dessas famílias de agricultores familiares, que celebram o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora nesta quarta-feira (1º).

De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, a agricultura familiar na Bahia tem potencial econômico, a exemplo da atividade realizada pelas agroindústrias, possibilitando a entrada de muitas pessoas no mercado de trabalho e que o campo volte a ser um lugar seguro para se viver e produzir.

“Nos últimos anos, o Governo do Estado tem se dedicado muito a essa tarefa, dada a importância de permitir melhores condições de exploração agrícola pelo segmento da agricultura familiar. Por esse motivo, o Dia do Trabalhador e Trabalhadora é para se comemorar junto com a agricultura familiar baiana”, afirma o secretário.

Para a diretora-presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), Regina Dantas, a agricultura familiar da Bahia tem muito a celebrar e comemorar, devido aos inúmeros investimentos realizados pelo Governo do Estado, desde a base de produção, assistência técnica, entrega de equipamentos agrícolas, implantação de agroindústrias e comercialização.

“Com o advento do Bahia Produtiva, com projetos sendo realizados por cooperativas e associações, estamos visualizando mudanças reais, com o aumento da renda familiar, que vem dando condições aos agricultores e agricultoras familiares de viverem no campo com dignidade. Ainda temos muitos desafios a serem vencidos, mas tenho certeza que, com organização, boa gestão e apoio, venceremos, nós, os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar da Bahia”, destaca Regina.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva se diferencia de outros projetos não somente por aplicar recursos para investimentos produtivos, mas também por ofertar um serviço sistemático de Ater e de apoio à gestão, ações de promoção de produtos sustentáveis e acesso a mercados, estratégia de alianças produtivas e aporte a políticas públicas complementares, entre outras iniciativas.

Nos últimos quatro anos, a iniciativa selecionou 862 projetos em toda a Bahia, totalizando investimentos de R$ 288 milhões, beneficiando diretamente mais de 32 mil famílias.

Pró-Semiárido

O projeto, resultado de um acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), é outra iniciativa importante, que tem a meta de beneficiar um total de 70 mil famílias, de comunidades rurais dos 32 municípios baianos atendidos pelo projeto.

O Pró-Semiárido está beneficiando cerca de 20 mil famílias em ações produtivas com geração de renda e inclusão produtiva. O objetivo é melhorar as condições de vida das famílias do semiárido baiano, atendidas por meio de um processo de desenvolvimento econômico e sociocultural, ambientalmente sustentável e com equidade de gênero.

Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 reúne quatro equipes baianas neste fim de semana

A primeira competição de futebol de amputados do ano está sendo realizada neste final de semana na Arena Real Brasil, na cobertura do Shopping...

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito especial. A iniciativa é resultado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 reúne quatro equipes baianas neste fim de semana

A primeira competição de futebol de amputados do ano está sendo realizada neste final de semana na Arena Real...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Taça Superação de Futebol de Amputados 2024 reúne quatro equipes baianas neste fim de semana

A primeira competição de futebol de amputados do ano está sendo realizada neste final de semana na Arena Real...

Coopergiro oferece crédito para produção e comercialização da agricultura familiar da Bahia

Agricultores familiares e cooperativas da Bahia possuem um aliado para impulsionar suas operações: o Coopergiro, uma linha de crédito...

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem...

Adolescente perde o controle do carro e invade Hospital Municipal em Milagres

Na cidade de Milagres, um carro Chevrolet Ônix invadiu a área interna do Hospital Municipal, localizado na Avenida Conrado...