Em audiência com secretários, Kátia Oliveira defende ampliação de políticas de combate à violência contra a mulher

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) defendeu a ampliação e o fortalecimento de políticas públicas de combate à violência contra a mulher na Bahia. Durante a segunda Audiência Pública da Comissão dos Direitos da Mulher, nesta quarta-feira (8), a parlamentar destacou a necessidade de o estado avançar nas medidas de prevenção, enfrentamento e conscientização.

“Vivemos ainda uma sensação de aumento dos mais diversos tipos de violência contra o público feminino no Brasil e na Bahia. Precisamos fortalecer a rede de enfrentamento”, argumentou a deputada durante o encontro, que contou com a participação dos secretários estaduais Maurício Barbosa (Segurança Pública) e Julieta Palmeira (Políticas Para as Mulheres). Kátia voltou a solicitar a implantação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) em Simões Filho e outras cidades baianas, de forma a ampliar a rede de atendimento e acolhimento às vítimas.

- publicidade -

A deputada também defendeu uma política mais efetiva de conscientização da comunidade escolar. “A Campanha Estadual Maria da Penha deve fazer parte do calendário oficial de atividades do estado. É necessário aprofundar esse debate nas escolas públicas e privadas. Muitos alunos vivem situações de violência em suas residências contra sua mãe, tia, irmã”, argumentou Kátia.

Para Kátia, o estado deve priorizar a construção de delegacias da mulher. “Como todos sabemos, há mulheres que sofrem todo tipo de violência e, quando vão às delegacias, são novamente vitimizadas. Em Simões Filho, 80% das mulheres que vão prestar queixa desistem. Numa DEAM, o atendimento é especializado”, pondera.

Além disso, a emedebista enfatizou a necessidade de implantação de uma Base Operacional Fixa da Ronda Maria da Penha em Camaçari, justificando que o município é 16º no ranking brasileiro de queixas de violências contra a mulher, segundo dados da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).

Elogios
Na audiência, os secretários Julieta Palmeira e Maurício Barbosa elogiaram iniciativas de combate à violência contra a mulher desenvolvidas pelo município de Simões Filho, onde Kátia foi vereadora. “O município fez, com recursos próprios, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher Nilda Fiúza) e agora se coloca à disposição para fazer parceria para a Ronda Maria da Penha no município”, destacou Julieta.

Barbosa, por sua vez, falou sobre as dificuldades para ampliar delegacias e o próprio efetivo policial e destacou a iniciativa de Simões Filho de buscar parcerias, “fortalecendo as redes de atendimento para que consigamos estreitar essas relações”.

Ultimas Noticias

Uber completa cinco anos de Brasil com 2,6 bilhões de viagens

Há exatamente cinco anos, o Uber chegava ao Brasil, com sua proposta de oferecer caronas a qualquer momento por meio de um aplicativo de...
Mega-Sena

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 22 milhões no sábado

O concurso 2.170 da Mega-Sena não teve acertadores nos seis números sorteados nesta quarta-feira (17):  10, 21, 24, 36, 38 e 51.O prêmio ficou acumulado...

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Usuários da rede social Instagram no Brasil perceberam ontem (17) uma importante mudança. Entre os recursos da plataforma o número de “curtidas”, também conhecidas...

Governo quer reduzir alíquota do IR para máximo de 25%, diz...

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (17) que o governo vai trabalhar por uma reforma tributária mexendo apenas em impostos federais, com perspectiva de...
Publicidade