ACM Neto é reconduzido à presidência do DEM Nacional

Durante a Convenção Nacional do Democratas, realizada nesta quinta-feira (30), em Brasília, os convencionais aprovaram, por aclamação, a recondução do prefeito de Salvador, ACM Neto, à Presidência do partido. O mandato é de três anos. O encontro aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Antonio Carlos Magalhães Neto assumiu a legenda em março de 2018, quando a Executiva Nacional de Refundação do Democratas foi eleita. A partir de agora, o prefeito de Salvador anunciou que o partido vai trabalhar, com coerência e coragem, para reconstruir o Brasil.

“A defesa da democracia está no nosso DNA. Está presente em todas as nossas ações. Temos que, nesse momento, com bom-senso, maturidade e equilíbrio, refutar todo e qualquer tipo de radicalismo. E o Democratas vai estar sempre ao lado da agenda criada para impulsionar o país”, ressaltou o presidente do partido durante discurso aos presentes.

ACM Neto enfatizou ainda que a sigla “não aceita rótulos ou carimbos”. De acordo com ele, os valores e as diretrizes seguidas pelo partido “estão muito acima das circunstâncias e das conveniências do momento político”.

“Não tivemos medo de enfrentar os cenários mais adversos da política brasileira. Nunca admitimos o troca-troca da velha política. Tivemos coragem de resistir, de denunciar. E esse é o partido que chega aqui, de cabeça erguida. Os membros do Democratas estão na vida pública porque querem servir, defendem legitimamente as suas ideias, e já mostraram que podem remar contra a maré”, reforçou o presidente da sigla.

Na cerimônia, também foram eleitos os membros da nova Executiva Nacional, dos Conselhos Fiscal, de Ética e de Política Nacional. Além disso, o Instituto Liberdade e Cidadania ganhou um novo presidente. A partir de agora, será liderado pelo ex-ministro da Educação Mendonça Filho (PB).

Ao todo, a Executiva Nacional é formada por 38 membros, 17 membros natos e 12 suplentes. Ela é responsável pelas principais decisões partidárias, como criar e designar órgãos de apoio e cooperação – e destituí-los quando necessário; promover modificações e o registro do Estatuto, do Código de Ética e do Programa do Democratas; administrar o patrimônio social; e exercer ações disciplinares perante os filiados e os Diretórios Estaduais e Municipais.

O Brasil não pode parar

A Convenção Nacional do DEM sustentou o mote “O Brasil não pode parar”. Durante o evento, o presidente do partido fez um alerta a todos os presentes: “É hora de reestruturar o país. E o Democratas não vai deixar o Brasil parar”, enfatizou ACM Neto ao convocar a participação das Mulheres Democratas e da Juventude Democratas nesse processo.

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP), também participaram do evento desta manhã. Para Maia, o Estado ficou “caro e inviável” e, por isso, a importância das reformas da Previdência e Tributária cresce a cada dia.

“O DEM sempre teve responsabilidade. Nunca fugimos de agendas difíceis. Defendemos a Nova Previdência porque nosso sistema é uma concentração de privilégios nas mãos de poucos brasileiros; a reforma Tributária porque, hoje, o sistema mais exclui que inclui empresas. Defendemos regras claras no setor privado para trazer novos investimentos para o país. É preciso garantir o equilíbrio fiscal para iniciar a retomada do crescimento econômico”, apontou o presidente da Câmara.

Já o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (AP), avaliou que vivemos um “processo de salvação do país”. “O DEM tem compromisso com o fortalecimento do setor produtivo e das instituições. Hoje, o Democratas exerce o protagonismo e o papel fundamental na reconstrução do Brasil”, disse.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, aproveitou para destacar a coragem que os membros do partido têm de superar todas as adversidades.

“O Democratas é um partido orgânico, que sabe o que quer. Tem os melhores quadros do país, pessoas qualificadas em todas as áreas. O Brasil precisa do DEM. Não é hora de mais ou menos. Sempre foi um partido que diz o que pensa e quer para o país. O DEM sabe vocalizar o sentimento da população. Essa convenção é momento de reflexão, responsabilidade”, ponderou.

Os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) prestigiaram o evento. Além deles, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse; os líderes do DEM na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e no Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e a presidente do Mulher Democratas, deputada Prof. Dorinha (TO) participaram do encontro.

PERGUNTA PERTINENTE: Porque Lula continua se misturando com ditadores?

Há um ano exatamente, uma pergunta do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao ser entrevistado por Luciano Huck — “por que Lula está se...

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou para quarta-feira (20) sessão da comissão geral que tem o objetivo de avançar em...
Fundação Jose Silveira

PERGUNTA PERTINENTE: Porque Lula continua se misturando com ditadores?

Há um ano exatamente, uma pergunta do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao ser entrevistado por Luciano Huck —...
Prefeitura Vitoria da Conquista

PERGUNTA PERTINENTE: Porque Lula continua se misturando com ditadores?

Há um ano exatamente, uma pergunta do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao ser entrevistado por Luciano Huck —...

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou para quarta-feira (20) sessão da comissão geral que tem...

MONSTROS NO SUDOESTE: Homem de 59 anos morto de forma bárbara pelos cunhados e pela sogra; veja imagens

Uma cena de barbárie chocou moradores de Encruzilhada, no sudoeste baiano, na manhã de sábado (16/08). Um homem identificado...

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Simões Filho

Na noite de domingo (17), militares da 22ª CIPM prenderam um indivíduo suspeito de tráfico de drogas na Avenida...