Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Protagonismo da Bahia no segmento agroflorestal atrai evento nacional sobre eucalipto

Estado que detém a maior produtividade do mundo de eucalipto e o quarto lugar nacional em área plantada, a Bahia sedia, nestas quarta (7) e quinta-feira (8), o IV Congresso Brasileiro de Eucalipto. O evento acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, no bairro do Stiep, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa. Promovido pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro/ES), o congresso chega à quarta edição e pretende apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais desafios que afetam o setor, tendo como tema central ‘Uso múltiplo sustentável’.

Dados da Abaf apontam que, enquanto a produtividade média dos plantios baianos atinge 42m³ por hectare ao ano, a média anual nacional é de 35m³ por hectare. Já a produtividade média dos principais países produtores fica em 24m³ por hectare/ano. Em alguns lugares, o eucalipto, que na Bahia demora sete anos para ser colhido, só pode ser extraído após trinta anos de cultivo. O secretário Lucas Costa informou que a meta é aumentar a área plantada. “Nós precisamos investir em políticas públicas, como regularização de terras e áreas para que os cultivadores possam expandir. A indústria tem um potencial enorme e quer implantar mais núcleos de beneficiamentos. A gente está articulando para que isso aconteça”.

Para o secretário, a realização do evento em Salvador é uma demonstração da força da Bahia no segmento. “Em eventos como esse a gente difunde a tecnologia, auxilia o investidor a produzir ainda mais. Eu acredito que a gente consiga aqui, compartilhar muita tecnologia, mostrar os resultados de pesquisas das indústrias. O Estado também está articulando para introduzir o consórcio entre o eucalipto e a pastagem, já temos três referências técnicas na Bahia e o nosso interesse é termos mais de dez, para que o produtor possa visualizar essa tecnologia que tem ajudado muito”.

Presidente da Indústria Brasileira de Árvores, Paulo Hartung afirmou que a Bahia assumiu o protagonismo no segmento não apenas pela produtividade, mas também por reunir gigantes da indústria da celulose. Dois municípios, Eunápolis e Mucuri, no sul do estado, se destacam na produção e são sedes de grandes empresas do segmento – a Veracel, instalada em Eunápolis, e a Suzano, localizada em Mucuri. Considerada uma das indústrias mais avançadas do mundo no setor, a Veracel é especializada na produção de celulose. Já a Suzano produz de forma integrada (papel e celulose) e possui a maior unidade produtora de celulose e papel do Brasil.

Hartung afirma que “a Bahia é uma das regiões ímpares que trabalham o cultivo de árvores para fins industriais. Uma coisa bacana que acontece na Bahia é que esse plantio vem sendo feito em áreas degradadas, que já foram utilizadas em outras atividades com menor valor agregado. Ou seja, onde entrou esse plantio, melhorou-se a qualidade de vida na região”. Segundo ele, outras características da Bahia são a produção em diversas regiões e a produção da celulose líquida. “Temos aqui uma produção expressiva de papel, há grandes grupos nas regiões de Vitória da Conquista, Eunápolis, Mucuri, no Polo de Camaçari. Um evento como o de hoje reforça a importância da Bahia e abre espaço para discutir temas importantes para que o setor possa dar novos passos na Bahia e no Brasil”.

Presidente da Abaf, Moacir Fantini avalia que o evento é uma oportunidade muito importante para o setor florestal da Bahia. “A partir deste evento, saem expectativas e oportunidades para continuar pensando no desenvolvimento do negócio do eucalipto, seja para a grande indústria, seja para o pequeno proprietário, para o desenvolvimento de produtos de madeira sólida”.

Foto: Carol Garcia

Policiais estão pouco preparados para lidar com LGBTfobia, diz estudo

Pesquisa feita com um grupo LGBTQIA+ na cidade do Rio de Janeiro mostra que, embora a maioria tenha sofrido algum tipo de violência, muitas...

Governo Lula cria mais um ministério e iguala recorde de Dilma Rousseff

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quarta-feira (15/05) a criação da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Policiais estão pouco preparados para lidar com LGBTfobia, diz estudo

Pesquisa feita com um grupo LGBTQIA+ na cidade do Rio de Janeiro mostra que, embora a maioria tenha sofrido...
Fundação Jose Silveira

Policiais estão pouco preparados para lidar com LGBTfobia, diz estudo

Pesquisa feita com um grupo LGBTQIA+ na cidade do Rio de Janeiro mostra que, embora a maioria tenha sofrido...

Governo Lula cria mais um ministério e iguala recorde de Dilma Rousseff

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quarta-feira (15/05) a criação da Secretaria Extraordinária para Apoio...

Homem preso sob suspeita de ameaçar e manter mãe em cárcere privado no oeste baiano

Um homem foi preso em flagrante sob suspeita de ameaçar e manter a própria mãe, idosa de 64 anos,...

Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões nesta quinta-feira (16)

A Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 2725, que será realizado...