Agricultura familiar marca presença em encontro internacional Brasil-Alemanha

A agricultura familiar da Bahia está presente na 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), o mais importante evento focado nas relações entre os dois países, que teve início neste domingo (15) e segue até esta terça-feira (17), no Centro de Convenções, em Natal, no Rio Grande do Norte.

No estande do da Bahia, produtos como chocolates (da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências, Coopfesba, de Ibicaraí), doces e cerveja de umbu (da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, Coopercuc), banana da terra chips (da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente , Coopatan) e mel (da Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco, Coopamesf, de Ibotirama) mostram a potencialidade do rural baiano.

As cooperativas são apoiadas pelo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que já investiu, nos últimos cinco anos, mais de R$ 1,2 bilhão na agricultura familiar, com ações que vão desde ao manejo até o acesso ao mercado.

Com o tema ‘Parceria Brasil-Alemanha em tempos de mudança global’, o evento reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países, para estreitar relações, fechar parcerias, fazer intercâmbio de tecnologias e efetivar negócios.

O Coopfesba, Osaná Crisóstomo, destacou que a participação no evento é um momento importante para a cooperativa. “A participação em eventos como esse traz força não somente para a cooperativa, mas para os agricultores envolvidos nesse projeto, do cacau ao chocolate. A perspectiva é boa, de novos mercados, e também de colocar um produto de qualidade para o consumidor final, do cacau cabruca, da origem ao chocolate”.

Bahia x Alemanha

Com oito grandes empreendimentos alemães implantados na Bahia que, juntos, geram 2,3 mil empregos e somam cerca de R$ 4 bilhões em investimentos, o do Estado participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA-2019), para ampliar o fluxo de negócios com investidores do país europeu, além de fortalecer as relações de cooperação internacional nos campos da economia, turismo, planejamento e cultura.

O governo baiano montou um estande no evento no qual expõe as oportunidades de investimento e o ambiente de negócios do estado. A Bahia está fortemente interessada em receber esse encontro econômico em 2021, quando voltará a ser realizado no Brasil.

O EEBA é organizado pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e, nesta edição, tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

“Barrigada” de Leo Dias? Ivete exibe no perfil do Instagram foto com maridão

Em seu perfil no Instagram, a cantora baiana Ivete Sangalo exibe uma foto com o maridão, o nutricionista Daniel Cady. O registro pode ser uma resposta ao...

Briga de “bolsominion”: Wanderlei Silva detona Netinho e diz que cantor é uma “vergonha”

O 'Cachorro Louco’ Wanderlei Silva detonou o cantor Netinho no Instagram, na quinta-feira (30/07), após a divulgação de uma entrevista (no final da reportagem) do artista bolsonarista...

Borracharia realiza primeira Festa Live para animar a sexta-feira

Cedendo ao pedido constante do público frequentador e fãs da famosa Borracha, como é conhecida, acontece nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 23h, a primeira Festa...

Sucesso na Netflix, protagonista de “Cursed” fala sobre valorização das heroínas

Protagonista da série da Netflix "Cursed - A Lenda do Lago”, a atriz Katherine Langford afirma que a "mudança de perspectiva não é comum nas lendas arturianas,...