“Santa Catarina ultrapassou a Bahia devido ao péssimo desempenho da economia baiana”, diz Elmar

O deputado federal Elmar Nascimento (DEM) disse na quinta-feira (14/11) que é uma vergonha para o estado da Bahia permanecer com a economia estagnada, com péssimo desempenho, enquanto 23 estados apresentam crescimento do PIB, conforme informações do Sistema de Contas Regionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trazem os dados do PIB do Brasil e dos Estados em 2017.

“Pior de tudo é que a Bahia está estagnada agora, mas nos últimos anos foram registradas quedas acumuladas de 3,4% em 2015 e de 6,2% em 2016”, aponta o deputado. Segundo o IBGE, em 2017 a economia baiana ficou 9,4% menor do que em 2014, o que significa um retrocesso para os níveis de 2010 e uma redução de cerca de 10% no tamanho da economia do estado nos três primeiros anos do mandato do atual governador.

“Isso é lastimável”, reclama Elmar, lembrando que, relativamente a 2016, o instituto destaca o desempenho do estado do Mato Grosso, com crescimento de 12,1%; Piauí, com 7,7%, e Amazonas, Maranhão e Roraima com mais de 5%.

“Estamos ficando para trás até mesmo no Nordeste, onde sempre fomos a força motriz da locomotiva. Estamos à frente apenas de Sergipe e Paraíba. Estados como o Ceará e Pernambuco cresceram 1,5% e 1,7% respectivamente”, lamenta o deputado, informando que, por conta desse mau desempenho, a Bahia perdeu para Santa Catarina o posto de sexta economia do país.

Últimas Noticias