Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Embasa testa sirenes do sistema de emergência da barragem de Pituaçu

Os testes no sistema de alerta sonoro da barragem de Pituaçu foram iniciados, na manhã desta quinta-feira (21), e seguem durante a tarde e também nesta sexta-feira (22), nos dois turnos. Hoje, os testes estão sendo realizados em dois pontos – na comunidade do Bate Facho e na BRK Ambiental, ambas localizadas na Av. Jorge Amado –, com o acionamentos das sirenes instaladas na área do plano de emergência da barragem de Pituaçu. Amanhã, sexta-feira (22), os testes prosseguem com o acionamento das sirenes instaladas na região da Bolandeira (Boca do Rio) e novamente na comunidade do Bate Facho, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Durante os testes, a população que habita nesta área e nas adjacências estão ouvindo um forte sinal sonoro que, nesta ocasião, não representa sinal de perigo. As sirenes testadas fazem parte do sistema de emergência da barragem de Pituaçu que está em fase de implantação. O plano de emergência da barragem de Pituaçu tem caráter preventivo e visa garantir a segurança das pessoas que habitam à jusante (no sentido do fluxo da água) do vertedouro da barragem de Pituaçu. Ele inclui a transmissão de sinais de sirenes, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão por rotas de fuga traçadas pela Defesa Civil do município de Salvador. Essas rotas serão testadas em breve, durante simulação de acidente hipotético na barragem, envolvendo a população residente no local e os órgãos competentes para lidar com este tipo de ocorrência.

A barragem de Pituaçu encontra-se com sua estrutura física em completa integridade. Intervenções empreendidas pela Embasa, em 2016, incluíram reforço da estrutura dos vertedores (equipamentos que regulam o nível máximo do reservatório) e implantação de um novo sistema de drenagem interno, ampliando a capacidade do reservatório de suportar as vazões de cheia do rio Pituaçu, controlando o fluxo de água da barragem. Estas intervenções aumentaram o nível de segurança da represa, que tem 113 anos de existência e foi utilizada para abastecer Salvador até o final da década de 1990. Hoje, o barramento faz parte do Parque Metropolitano de Pituaçu, servindo como área de lazer.

O supervisor de Barragens da Embasa, Lúcio Landim, informa que inspeções regulares são realizadas periodicamente na estrutura da barragem de Pituaçu e que o nível do reservatório é monitorado a cada cinco minutos. “Aproveitamos para tranquilizar a comunidade, pois a barragem de Pituaçu se encontra completamente íntegra e sem riscos estruturais. O sistema de alerta que está sendo implantado tem caráter preventivo, mas o risco de um eventual rompimento é extremamente baixo, pois a barragem de Pituaçu é uma estrutura estável, construída há mais de cem anos e que, inclusive, passou por reformas estruturais recentes”, afirma.

Confira como estão ocorrendo os acionamentos das sirenes instaladas na área considerada no plano de emergência da barragem de Pituaçu:

Dia 21/11, das 10h às 12h, uma sirene instalada no Bate Facho foi acionada algumas vezes;

Dia 21/11, das 14h às 16h, uma sirene instalada na BRK será acionada algumas vezes;

Dia 22/11, das 10h às 12h, duas sirenes instaladas na área da Bolandeira serão acionadas algumas vezes;

Dia 22/11, das 14h às 16h, as quatro sirenes instaladas entre o Bate Facho e a Bolandeira serão acionadas algumas vezes

157435598320191121 IMA TestesDoSistemaDeAlertadaBarragemdePituacu

Salvador: 150 mil ovos de Páscoa e caixas de chocolate distribuídos para alunos da rede municipal

Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber chocolates nesta quinta-feira (27) em mais um ano do projeto Páscoa na Escola, que...

Dupla investigada por pedofilia é presa em Itabuna

Investigações realizadas pela 6ª Coorpin e Deam de Itabuna identificaram perfis de usuários usados pelos suspeitos para carregamento de material de abuso sexual infantil Equipes...

Salvador: 150 mil ovos de Páscoa e caixas de chocolate distribuídos para alunos da rede municipal

Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber chocolates nesta quinta-feira (27) em mais um ano do...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador: 150 mil ovos de Páscoa e caixas de chocolate distribuídos para alunos da rede municipal

Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber chocolates nesta quinta-feira (27) em mais um ano do...

Dupla investigada por pedofilia é presa em Itabuna

Investigações realizadas pela 6ª Coorpin e Deam de Itabuna identificaram perfis de usuários usados pelos suspeitos para carregamento de...

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material...

Burger King é condenado por discriminação racial em entrevista de emprego

O Burger King foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que...