Casa de Cultura dos Idosos é inaugurada no Pelourinho

Além da Festa de Santa Bárbara, no Pelourinho, esta quarta-feira (4) foi marcada pela entrega da Casa de dos Idosos pela Secretaria de do Estado (Secult), por meio do Centro de s Populares e Identitárias (CCPI). Localizado em imóvel no Largo Quincas Berro D’Água, o espaço passou por requalificação a partir de parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e o Instituto do Patrimônio Artístico e l (Ipac).

Estiveram presentes na inauguração a secretária de , Arany Santana; o secretário da Justiça, e Desenvolvimento Social; Carlos Martins; o diretor do CCPI, André Reis; o diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo; o coordenador técnico da Conder, Querubim Lemos; e o artista Joaquim Assis, diretor e fundador do Eterna Juventude, grupo com mais de 20 anos de atuação junto ao público .

Na ocasião, Arany Santana saudou especialmente as idosas integrantes do Eterna Juventude que estavam presentes no local. “Elas foram a nossa inspiração para desenvolver este projeto. São as guardiãs da nossa história, de nossas memórias, cantigas, saberes e fazeres, que com tanto já contribuíram e ainda tem muito mais a dar. Só temos a agradecer neste dia simbólico, de Santa Bárbara, com a certeza de que essa casa está abençoada pelos ventos de Oyá!”, comemorou.

A aposentada Leni Maria Gonçalves, 85 anos, membro fundadora do grupo Eterna Juventude, comemorou a novidade. “Estamos felizes e com o coração em festa com esse grande prêmio que estamos recebendo. É a realização de um sonho. Atividades como as que vão ser feitas aqui contribuem muito para a qualidade de vida da pessoa idosa. Nossa auto-estima vai lá pra cima”, celebrou. O Eterna Juventude, que tem sede atual na Rua dos Bandeirantes, será o primeiro grupo residente da Casa de dos Idosos, onde desenvolverá parte de suas atividades.

A Casa de dos Idosos é mais um espaço administrado pelo CCPI no Pelourinho, onde já é responsável pela dinamização cultural dos largos. “O CCPI está realizando o seu papel de fomentar a valorização da cultura, em especial para o ”, explicou o diretor André Reis, reforçando que a iniciativa cumpre as leis nº 12.365/2011 e 8.842/1994 (Política estadual de cultura e Política Nacional do Idoso respectivamente).

O espaço vai oferecer oficinas de dança, e artesanato para s, além de proporcionar a participação em manifestações populares, como o Terno de Reis e o Samba de Roda. Propostas de atividades a serem desenvolvidas na Casa de dos Idosos também podem ser apresentadas ao CCPI.

40 anos sem Vinícius: saiba mais sobre o Poetinha que cantou a saudade

"Se estiver com saudades, pode abrir os ouvidos e inspirar os olhos". Os versos estão enfileirados na memória, nos arquivos, no coração de um país, no alento,...

Mulher Melão apela com “versão de mim mais proibidona”; fotos

"Aceita desarmar essa bomba? Vem aí uma versão de mim ainda mais proibidona”, escreveu Renata Frisson, a 'Mulher Melão’ ao publicar no Instagram, na última quinta-feira (02/07),...

Morre aos 96 anos o ator Leonardo Villar, de ‘O Pagador de Promessas’ e ‘Passione’

O ator Leonardo Villar morreu hoje (03/07), em São Paulo, aos 96 anos, vítima de uma parada cardíaca. Nascido em Piracicaba, em 25 de julho de 1924,...

Will Smith teria permitido relacionamento da mulher com rapper

O ator Will Smith teria dado o aval para um relacionamento da mulher, Jada, com o rapper norte-americano August Alsina, 27 anos. O músico contou em entrevista...