Agricultura Familiar pede mais espaço em lançamento de Frente Parlamentar na Alba

A luta pelo fortalecimento da agricultura familiar é também uma disputa política. E, talvez por isso, dezenas de pessoas, entre mulheres, pescadores, marisqueiras, quilombolas, representantes de fundos e fechos de pasto, de mais de 40 municípios baianos, tenham se deslocado para acompanhar nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da causa. Proposta pelo deputado Jacó (PT), conta com o apoio de 25 deputados e, na opinião do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, pode ser a síntese de vários movimentos já feitos pelo governo para se ter uma agenda em comum.

Citando o último Censo Agropecuário (2017), o secretário Josias lembrou que o número de estabelecimentos rurais na Bahia caiu de 690 mil para 590 mil, e, desses, nem a metade é atendida em termos de assistência técnica. A quantidade de agricultores com idade acima de 60 anos passa dos 70%, e há menos jovens no campo. Outro dado é que 238 municípios da Bahia com menos de 20 mil habitantes têm na sua base econômica a agricultura familiar, um debate que, na opinião do gestor da SDR, deve pautar as eleições de 2020. “Temos exemplos de cidades em que 42% da renda é da agricultura familiar. Precisamos despertar nos programas de governo a preocupação com esse tema”.

No lançamento da Frente em Defesa da Agricultura Familiar, foi instalado o Conselho Executivo, que tem Jacó como presidente, a deputada Fátima Nunes como vice e Neidison Baptista (Articulação do Semiárido-ASA) e Valterlucia Martins (Central Estadual das Associações das Comunidades Tradicionais, da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia-Cecaf) como representantes da sociedade civil. O primeiro passo, assim que os trabalhos da Assembleia voltarem em janeiro de 2020, é a eleição do Conselho Consultivo e o planejamento das reuniões da Frente. “É na política que a gente resolve nossa vida”, diz Jacó.

Além de Fátima Nunes, compareceram ao lançamento da Frente da Agricultura Familiar os deputados Aderbal Caldas (PP) e Osni Cardoso (PT). Em seu discurso, Jacó defendeu ações de fortalecimento para a agricultura familiar, estratégica para geração de emprego e renda; acordos de empréstimos com o Banco Mundial; novas leis de inspeção sanitária; continuidade aos programas de construção de cisternas; e o destravamento da Lei de Agroecologia. “O futuro da Bahia e do mundo passa pelo rural, a ONU declarou a próxima década como da agricultura familiar, é um tema que está em pauta”.

Representante da Articulação Nacional de Agroecologia, Carlos Eduardo Leite (Caê) disse que é necessário disputar o orçamento público para a agricultura familiar. E propôs que a Frente seja um espaço de resistência à hegemonia do agronegócio e de debate sobre o tipo de desenvolvimento que se quer no estado.

Para Elizangela Araujo (Fórum Baiano da Agricultura Familiar), o desmonte das políticas do governo federal para o setor é explícito. “A agricultura familiar está sendo negada, não existe mais recurso nem orçamento. Somos as mãos que alimentam a nação. Contribuímos para milhares saírem da fome, produzimos conservando o meio ambiente. Isso é fruto da luta das nossas organizações, mas precisamos de aumento da produção e assistência técnica para qualificação”, solicitou.

Médico é preso por dívida de pensão alimentícia em Feira de Santana

Um médico de 43 anos foi preso, nesta quarta-feira (30), em Feira de Santana, por falta de pagamento de pensão alimentícia. A ordem judicial...

Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa

O Brasil possui cerca de 14 mil pessoas com hemofilia, uma doença rara causada pela falta de um dos fatores de coagulação no sangue,...
Fundação Jose Silveira

Médico é preso por dívida de pensão alimentícia em Feira de Santana

Um médico de 43 anos foi preso, nesta quarta-feira (30), em Feira de Santana, por falta de pagamento de...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Médico é preso por dívida de pensão alimentícia em Feira de Santana

Um médico de 43 anos foi preso, nesta quarta-feira (30), em Feira de Santana, por falta de pagamento de...

Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa

O Brasil possui cerca de 14 mil pessoas com hemofilia, uma doença rara causada pela falta de um dos...

PM prende homem com droga em Camaçari

Policiais militares do 12º BPM prenderam um homem com droga na Avenida Eixo Urbano, na localidade conhecida como Piaçaveira,...

Montadoras apoiam decisão que limita importação de carros elétricos

As montadoras de carros sediadas no Brasil apoiaram a decisão do governo que reduziu o prazo para estabelecer em...