Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ilê Aiyê inicia carnaval 2020 levando multidão à Laideira do Curuzu

Como sempre acontece no terceiro dia de folia, a tradicional saída do bloco Ilê Aiyê levou uma multidão à Ladeira do Curuzu, na Liberdade, na noite deste sábado (22). Neste ano, o Carnaval do ‘mais belo dos belos’ traz o tema ‘Botswana: Uma História de êxito no mundo’. O bloco sai também na segunda e terça-feira da festa momesca, sendo que, no último dia, a atração faz pela primeira vez um desfile sem cordas para o folião pipoca. Em 2020, o Bloco Ilê Aiyê conta com o apoio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagas).

Representante do governador Rui Costa no evento, a titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Arany Santana, afirmou que o Ilê é um patrimônio cultural da Bahia. “Essa saída é a grande marca do carnaval do Ilê e deveria ser patrimonializada, pois se trata de um bloco que faz esse ritual respeitando as origens e sendo coerente com as suas tradições, por isso promove a festa no Terreiro Ilê Axé Jitolu”, destacou.

O tema

De acordo com Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, Botswana é um país africano que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um caso verdadeiro de sucesso em termos de progresso humano e econômico. “Temos, de modo inédito, o azul na fantasia do Ilê, para prestigiar as cores da bandeira do país homenageado. Estávamos com medo da reação das pessoas por incluir essa cor, mas a aceitação foi ótima”, revelou.

Após a emblemática soltura dos pombos e o banho de pipoca comandados pela Ialorixá Mãe Hildelice, o bloco iniciou a festa pelas ruas do bairro até chegar ao Plano Inclininado da Liberdade. De lá, o Ilê vai comandar o segundo desfile da noite, levando todo o ritmo e ancestralidade para uma madrugada agitada no circuito Osmar, no Campo Grande.

A administradora Susi Vieira mora na Pituba e veio acompanhar a festa na Ladeira do Curuzu pela primeira vez. “Já vi muitas vezes a saída do Ilê pela TV e sempre quis vir. Juntei uma turma que também nunca viu de perto a festa e estamos todos aqui. É maravilhoso”, declarou.

Já o professor Júlio César prestigia a festa todos os anos. “A saída da Ilê é um evento em que se pode encontrar e trocar ideia com muitas pessoas que fazem parte do movimento negro em Salvador. É uma festa incrível”, refletiu.

Carnaval do Ilê

Tendo como grande destaque a modelo Gleiciele Teixeira, eleita Deusa do Ébano 2020, o bloco-afro vai desfilar pelo Circuito Osmar com um carro especial formulado para garantir que todo o brilho da vencedora do concurso e, também das princesas, Sabrina Sant’Ana dos Santos (2º lugar) e Núbia Ferreira (3º lugar), seja admirado pelos foliões. A música fica por conta da Band’Aiyê, formada pelos vocalistas Jauncy Oju Bará, Iracema Killianne, Iana Marucha e Juarez Mesquita, que se revezam nos dias de desfile.

IMG 20200222 WA0282

Primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê nasceu no Curuzu, Liberdade, em 1º de novembro de 1974, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. No decorrer dos, vem homenageando países africanos, revoltas negras, personalidades e estados brasileiros que contribuíram fortemente para o processo de identidade étnica e autoestima do negro.

Fotos: Fernando Vivas

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...