Destinos do litoral baiano registram altas taxas de ocupação hoteleira

Localidades turísticas do litoral baiano registram alta procura neste Carnaval, resultando em boas taxas de ocupação dos meios de hospedagem. Entre os destaques estão Praia do Forte, Porto Seguro, Itacaré e Prado. Neste feriado prolongado, são esperados 2,3 milhões visitantes em toda a Bahia, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Turismo.

Na Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, a taxa de ocupação deve chegar a 100% até o final do Carnaval, de acordo com a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte).

Revigorantes banhos de mar, visitas às sedes do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte, ao Castelo Garcia D’Ávila e trilhas, passeios de bicicleta e canoagem no parque Klaus Peters estão entre as alternativas de lazer escolhidas pelos que visitam a localidade. Desfiles de bloquinhos e apresentações musicais no coreto da vila são opções para um Carnaval mais tranquilo.

Somente em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, são esperados 85 mil turistas. De acordo com a prefeitura municipal, a maioria dos visitantes é de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, por exemplo, e o grande fluxo turístico é responsável pela taxa de ocupação hoteleira, que deve fechar o Carnaval em 95%.

Além dos atrativos históricos e das belas praias da sede e dos famosos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, Porto Seguro também chama a atenção nesse período por conta da festa, realizada na Passarela do Descobrimento até a próxima terça-feira (25). Dentre os artistas a se apresentar estão Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Saulo Fernandes.

Conhecida pelo grande potencial para o surf, trilhas e outras atividades em contato com a natureza, rica gastronomia e patrimônio histórico, Itacaré, na Costa do Cacau, é outra cidade do litoral baiano com excelentes resultados para o turismo durante o Carnaval. “A ocupação estimada é de 90%, proporcionada pelos 15 mil visitantes que esperamos receber”, revela o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira.

Dentre os atrativos para o período estão as comemorações que começam neste sábado (22) e seguem até terça-feira (25), com apresentações de Adelmário Coelho, Papazonni, Ponto de Equilíbrio, Unha Pintada, Guig Gueto e Saiddy Bamba, dentre outras.

Com cerca de 7,5 mil leitos em 120 meios de hospedagem, o município de Prado, na Costa das Baleias, registra 93% de taxa média de ocupação hoteleira. “Pela cidade também há turistas em casas alugadas, áreas de camping e casas de amigos e parentes”, explica o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Wander Noronha.

O Carnaval da cidade é marcado por marchinhas, desfile de bloquinhos e shows em trio elétrico e palco. Chiclete com Banana, Patrulha do Samba, Filomena Bagaceira e artistas locais como Cezinha Show, Du Moraes e Artbamba compõem a programação.

Quem quiser passear tem como opções o Parque Nacional do Descobrimento, praias dispostas nos 84 quilômetros de litoral, como as da Amendoeira, Japara Grande e Moreira, e construções do centro da cidade.

Mortes por covid-19 batem recorde na Índia; estados impõem lockdowns

A Índia registrou neste sábado (8) o maior número de mortes em um único dia por covid-19, com casos continuando a crescer e os estados adotam lockdowns...

Novo decreto em Lauro: aulas presenciais continuam suspensas e restrição noturna passa a valer às 22h

Lauro de Freitas mantém a suspensão da retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino e condiciona o retorno das aulas à redução da...

Neymar renova contrato com PSG e vai receber R$ 191 milhões por ano

O atacante brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 2025, afirmou o clube francês neste sábado (8). O jogador de 29 anos, contratado pelo PSG em...

Hora Marcada em Salvador: Saúde abre agendamento exclusivo para 2ª dose de CoronaVac neste domingo (09)

Com a chegada de aproximadamente 26 mil doses da Coronavac em Salvador, neste sábado (08), a Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação do imunizante para fechamento...