Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Memória dos antigos carnavais é celebrada em domingo de folia

Mostrando-se ainda atuais e vivos na memória dos foliões, os antigos carnavais foram destaque no domingo no Pelô. A força do Nordeste foi celebrada e grandes compositores receberam homenagens. Além de shows em quatro palcos diferentes, a festa também seguiu intensa nas ruas do Centro Histórico.

O palco principal, no Largo do Pelourinho, iniciou programação com o show Pelô Nordeste, que uniu o passado à modernidade, com cultura e atualidade. Janaina Carvalho, Lala Carvalho e Pedro de Rosa Morais se reuniram para cerca de duas horas de um repertório que destacou sucessos musicais relacionados aos estados do Nordeste e a ilustres compositores nordestinos. Janaina Carvalho ressaltou que o show trouxe para o palco a riqueza imensa que é a cultura nordestina. “Estou muito feliz em participar do Carnaval 2020. No repertório, apresentamos maracatu, frevo, galope, samba baiano, frevo baiano e samba reggae. Cenicamente, trouxemos também figurinos e brincadeiras inspiradas nos repentistas. Tivemos ainda a coreografia de dois dançarinos para fazer essa festa”, ressaltou.

Em seguida, foi a vez de Juliana Ribeiro, Peu Meurray e Morotó Slim cantarem a história dos carnavais, com o show De Chiquinha a Moraes. A iniciativa levou para o Carnaval do Pelô desde as marchas carnavalescas e sambas-enredos até a alegria contagiante da guitarra baiana e a revolução que foi o samba-reggae, clave baiana que movimentou as festas de largo e o carnaval do Brasil. Encerrando a programação mostrando como este palco pode ser diverso, a última apresentação da noite foi a do rockeiro Márcio Mello.

Outros palcos

Mais uma tarde de irreverência e brincadeiras tomou conta do Largo Pedro Archanjo, com o baile infantil comandado pelo Grupo Pé de Lata, que trouxe uma apresentação lúdica e encantadora para crianças e adultos. À noite, a Orquestra Sérgio Benutti, já tradicional na folia, promoveu um belo baile no estilo dos antigos carnavais, não faltaram marchinhas e grandes sucessos da maior festa do mundo. Em seguida, o grupo Los Candelas trouxe o seu axé com base percussiva, englobando clássicos do gênero. A programação foi encerrada pelo cantor Lucas Melo.

No Largo Tereza Batista, a tarde foi agitada pelo cantor Gabriel Augusto e pela banda #Colecomigo. Mais tarde, o reggae balançou o espaço, ao som de Prince Áddamo. Após a realização do último dia do projeto A Praça do Frevo Elétrico, com Carlos Pita, o ritmo jamaicano voltaria ao palco mais uma vez, com o cantor MAVI, de Santo Antônio de Jesus para o Carnaval do Pelô. Encerrando os shows da noite, aconteceu o show de Afro Jhow.

O Largo Quincas Berro D’Água abriu os trabalhos em ritmo de forró, com Gereba e Capitão Corisco. Já a noite foi aberta pelo grupo da modalidade afro, Performáticos Quilombo. A programação ainda contou com a sofrência, ao som da cantora de arrocha Jane Cordeiro, e com o samba do Vai Kem Ké, grupo que vem se destacando nas festas da capital baiana.

Ruas do Pelô

O tradicional carnaval de rua do Pelô segue firme e forte. Desfilaram durante a tarde os grupos Escola de Samba Unidos de Itapuã, Banda Percussiva Pérola Negra, Banda Afrodescendentes, Folia Mamulengo, Batida no Pelô, Koru Cia de Dança e Folia de Erê. À noite, saíram Bandão do Farias, Cia de Danças e Folguedos, Turma do Bassa, Filó Brincante, Orquestra Os Franciscanos e Bandinha Folia de Momo.

Também se destacou pelas ruas o nanotrio do Coletivo Di Tambor, grupo liderado por Mamah Soares que busca reverencias as matrizes musicais afro-brasileiras. E o microtrio Los Cuatro também empolgou e divertiu o folião pipoca.

Carnaval do Pelô

Realizado pelo Governo do Estado, o Carnaval do Pelô traz cinco dias de folia para o Centro Histórico de Salvador, com atrações que contemplam os diversos ritmos e tribos. O Largo do Pelourinho será palco dos principais shows da festa, promovendo encontros musicais variados para marcar a memória de cada folião. Nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água a mistura traz axé, samba, orquestra, antigos carnavais, rap, afro, guitarra baiana, arrocha e reggae, além de bailes infantis para unir toda a família. As ruas do Pelô mantêm a tradição dos desfiles dos grupos e bandas, sempre em clima de animação e muita paz. Tudo isso torna o Pelourinho o circuito mais diversificado e democrático da folia.

Carnaval da Cultura

Fundamentado nas matrizes que construíram a nossa história, expressadas através das danças e musicalidade dos blocos afro e dos afoxés, na alegria e no gingado do samba, na força e balanço do reggae, que integram o Carnaval Ouro Negro em 2020. Com a diversidade de gerações e de ritmos que ocupam os palcos do Carnaval do Pelô, e que ainda toma conta das ruas mantendo a tradição que une os foliões no Centro Histórico. Por meio destes projetos de grande participação comunitária e popular, o Carnaval da Cultura, que integra o Carnaval da Bahia, do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, dá continuidade às políticas de preservação e democratização na maior folia do mundo, que segue colorida, diversa e com o espírito folião que contagia todo baiano.

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa)...
Fundação Jose Silveira

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...

Banco Central tem prejuízo de R$ 114,2 bilhões em 2023

Pelo segundo ano seguido, o Banco Central (BC) fechou o balanço no negativo. Depois de registrar prejuízo de R$...