Empresa muda rota, e voo vira o mais longo do mundo

Ao alterar o trajeto de um voo entre Nova Déli, na Índia, e São Francisco, nos Estados Unidos, a Air India conquistou o título de voo mais longo do mundo.

Anteriormente, a companhia fazia a rota sobrevoando o Oceano Atlântico, mas desde a semana passada o voo começou a fazer o trajeto pelo lado oposto, passando pelo Oceano Pacífico, segundo o UOL.

Com esta mudança, a distância percorrida pelo voo aumentou em 1.400 km, chegando a um total de 15,3 mil km. Ao contrário do que pode parecer, o tempo da viagem passa a ser de 14,5 horas, duas horas mais rápido.

A razão de tal melhoria são os ventos em altitudes elevadas, já que quando sobrevoava o Atlântico, o avião enfrentava ventos de frente que diminuíam a velocidade em relação ao solo, em média, em 25 km/h, explicou a empresa.

Na rota pelo Pacífico, os ventos são mais fortes e seguem na mesma direção do voo. Com isso, a aeronave é empurrada pelos ventos e a velocidade em relação ao solo aumenta, em média, em 140 km/h.

A Air India utiliza na rota o Boeing 777-200ER e estima-se que, a cada hora de voo, o avião consuma cerca de 9.600 litros de combustível.

Com a mudança de caminho, em termos de distância, a Air India desbancou a Emirates. Até então, o voo mais longo do mundo era o da rota entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Auckland, na Nova Zelândia. O voo percorre 14,3 mil km em 16,5 horas.

A Singapore Airlines, no entanto, quer tirar o título da Índia e já anunciou que, a partir de 2018, pretende realizar a rota entre Cingapura e Nova York. O percurso total de 16,5 mil km deverá ser percorrido em 19 horas com o Airbus A350.

Atualmente, a rota mais longa em termos de tempo de voo pertence à Emirates no trecho entre Dubai e a Cidade do Panamá. São 17,5 horas e 13,8 mil km.

Menino de 8 anos sequestrado pelo pai na França é encontrado

Já foi encontrado o menino de oito anos, sequestrado na sexta-feira (30/07) na França, pelo pai, que estava proibido de vê-lo sem supervisão. O pequeno Dewi foi...

Alison dos Santos quebra o recorde sul-americano e está na final dos 400m com barreiras

Era preciso chegar entre os dois primeiros na bateria para garantir uma vaga na final dos 400m com barreiras, e foi isso que Alison dos Santos fez....

Simões Filho recebe novas doses de vacina contra Covid-19; confira programação de vacinação

A Prefeitura de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19. As novas doses reforçam as atividades do Plano...

Motorista bêbado atropela ciclista e oferece R$5 mil para evitar polícia

Um ciclista foi atropelado na manhã deste sábado (31/07), em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, e uma situação foram do comum repercutiu. O caso aconteceu...