Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

STF suspende pagamento de dívida do Estado da Bahia com União

Em decisão publicada nesta segunda-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu por 180 dias o pagamento das parcelas da dívida do Governo da Bahia com a União para que o Estado utilize os valores no combate à pandemia do coronavírus.

O pedido foi feito pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia que, diante da diminuição da receita estadual por conta dos investimentos que o Estado vem fazendo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, viu, nesta medida, a possibilidade de aplicar os recursos que seriam utilizados para o pagamento da dívida no enfrentamento ao Civid-19.

A PGE ajuizou a ação para pedir ao Supremo que, em caráter liminar, determinasse a suspensão temporária do pagamento das prestações a vencer da dívida com a União, decorrente do Contrato 006/97 STN/COAFI e seus aditivos, pelo período de seis meses, sem imposição de multa contratual ou qualquer restrição cadastral, remetendo o vencimento das parcelas suspensas para o final do contrato. A Procuradoria afirmou ainda que o Estado está em dia com seus pagamentos para com a União.

A decisão

Alexandre de Moraes entendeu que a gravidade da emergência causada pela pandemia do Covid-19 exige das autoridades brasileiras, em todos os níveis de governo, a efetivação concreta da proteção à saúde pública, com a adoção de todas as medidas possíveis para o apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde.

O ministro destacou que a alegação do Estado da Bahia, de que está impossibilitado de cumprir a obrigação com a União em virtude do atual momento extraordinário e imprevisível relacionado à pandemia do Covid-19, é absolutamente plausível, deixando claro que é imperativa a destinação de recursos públicos para atenuar os graves riscos à saúde em geral, como forma de dar efetividade à proteção a esse direito fundamental.

Alexandre de Moraes ressaltou também que o estado deverá comprovar que os valores respectivos estão sendo integralmente aplicados na Secretaria de Saúde para o custeio das ações em prevenção, contenção, combate e mitigação à pandemia do coronavírus.

Ao deferir o pleito, o ministro citou sua decisão na ACO 3363, por meio da qual o Estado de São Paulo também pleiteou a suspensão do pagamento de parcelas previstas em Contrato de Consolidação, Assunção e Refinanciamento da dívida pública firmado com a União pelos mesmos motivos.

O relator determinou, ainda, a participação do estado em audiência virtual para composição com a União sobre o tema decidido.

STF atende governadores do Nordeste e suspende cortes no Bolsa Família

FINALMENTE! Irmã de Davi contrata assessoria para as redes sociais após chuva de críticas

Após uma chuva de críticas pela forma que conduzia as redes sociais do campeão Davi, a irmã dele Raquel Brito foi até os stories...

TRETA COM ELON MUSK: Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira (19/04) que a soberania brasileira...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

FINALMENTE! Irmã de Davi contrata assessoria para as redes sociais após chuva de críticas

Após uma chuva de críticas pela forma que conduzia as redes sociais do campeão Davi, a irmã dele Raquel...
Fundação Jose Silveira

FINALMENTE! Irmã de Davi contrata assessoria para as redes sociais após chuva de críticas

Após uma chuva de críticas pela forma que conduzia as redes sociais do campeão Davi, a irmã dele Raquel...

TRETA COM ELON MUSK: Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira...

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio...

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...