Alimentos que acalmam e aliviam o stress: sugestões dos nutricionistas

O contexto atual pode despertar sentimentos de ansiedade, mas há maneiras de controlar o problema. Pesquisas mostram que uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, proteína magra e grãos integrais, podem ajudar a gerir a ansiedade de forma natural. Em tempos de quarentena, a nutricionista do Centro Universitário Una, Júnea Regina Pires Drews, sugere alimentos que ajudam a diminuir a agitação e a promover a calma em tempos de reclusão.

O chá verde contém um aminoácido chamado teanina, com propriedade calmante que contribui para diminuir o stress. A teanina ainda faz aumentar a produção de serotonina e dopamina (neurotransmissor que atua diretamente no cérebro).

O chá de camomila possui propriedades relaxantes e flavonoides capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

Castanhas, cogumelos e soja possuem selênio, nutriente que melhora o humor e reduz as substâncias ligadas ao stress no organismo (que é elevado em pessoas nervosas).

Bebidas fermentadas e queijo auxiliam no aporte de bactérias saudáveis que estão associadas com o aumento da felicidade e, em algumas pessoas, reduzem a ansiedade e o estresse.

Chocolate amargo é uma boa fonte de magnésio que pode reduzir os sintomas da depressão e melhorar o humor. Ainda possui flavonoides e alto teor de triptofano, que auxiliam na proteção dos neurônios. Na escolha do chocolate amargo, prefira os que têm 70% ou mais de cacau. “O consumo de 40 gramas ao dia já é suficiente”, alerta a nutricionista.

A cúrcuma contém a curcumina que ajuda a diminuir ansiedade, pois reduz produtos tóxicos no corpo resultante do estresse.

A vitamina D presente em carnes brancas, peixes (salmão, sardinha e mariscos), ovo, leite, fígado e queijos é de suma importância para o auxílio do combate à depressão, estresse e desânimo.

O ovo é fonte de vitamina D, excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Ele também contém triptofano (aminoácido essencial) que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, a memória e o comportamento, o que auxilia, indiretamente, no alívio da ansiedade.

Os peixes (ricos em gordura): salmão, cavala, sardinha, truta e arenque são ricos em ômega-3, que ajuda a regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação provocada por agressores, como os radicais livres, e promover a função cerebral saudável e podem reduzir os níveis de ansiedade.

Semente de abóbora e banana são excelentes fontes de potássio. Elas auxiliam a pressão arterial e, indiretamente ajudam a reduzir os sintomas de stress e ansiedade.

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