Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Água sanitária é grande aliada no combate ao Aedes aegypti

Durante a pandemia mundial da doença Covid-19, transmitida pelo novo coronavírus, outra pequena ameaça vem causando grandes estragos em todo o Brasil. Até o início de março, foram mais de 300 mil casos de dengue registrados pelo Ministério de Saúde em 2020. O Aedes aegypti, inseto responsável pela transmissão da doença, também transporta enfermidades como febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Um potente aliado nesta batalha é a água sanitária, produto de baixo custo e comum nas casas dos brasileiros. Para simplificar este combate, a Brilux reuniu algumas dicas de como utilizar a água sanitária contra o Aedes aegypti e o novo coronavírus. A Coordenadora Química da marca, Cristina Campos, explica como isso acontece. “No caso do Aedes aegypti, o hipoclorito de sódio com cloro ativo, presente na água sanitária, atua na inibição do crescimento das larvas, levando-as à morte ”, explica a especialista.

O produto também pode ser utilizado para limpeza de ambientes, superfícies e objetos, como um mecanismo para ajudar a inibir a presença de vírus e bactérias. “A água sanitária promove o rompimento da parede celular do vírus pela ação oxidante do cloro livre, o que atesta a eficácia como virucida. O produto age na camada proteica de proteção dos microrganismos e é um agente importante na limpeza doméstica”, acrescenta Cristina.

Para matar a larva do Aedes aegypti, é necessário colocar a água sanitária em locais com grande acúmulo de água. Segundo Cristina, o uso recomendado do produto é uma dose de 10 ml/l. “Esta proporção, de aproximadamente uma colher de sopa para cada litro de água, é recomendada para agir em possíveis focos de mosquito. É aconselhado aplicar o produto em ralos de pias, banheiros e cozinha a cada 24 horas”, afirma.

Para locais como caixas de descarga e piscinas, a mesma medida é indicada. Ou seja, a cada mil litros de água, deve ser utilizado dez litros do produto. No caso das plantas, a mesma solução é indicada para regá-las. O produto elimina possíveis focos do mosquito, sem apresentar mal algum ao vegetal. o ideal é regá-las com a solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

A solução já é conhecida no dia-a-dia de quem cuida da limpeza doméstica. A diarista Deise Santos, que trabalha com higienização de ambientes, conta que o produto é um companheiro frequente. “A água sanitária é o melhor amigo da dona de casa, do profissional de limpeza e deveria ser de todo mundo. Além de ser um produto que age como alvejante de roupas, ele também mata as bactérias e pode também ser usado para combater o mosquito da dengue”, comenta ela.

Já no combate ao coronavírus, é recomendado limpar superfícies com um pano limpo umedecido em uma solução de uma parte do produto para nove partes de água para promover a desinfecção. Locais que possuem muito contato humano devem ser higienizados duas vezes por dia. A sola de sapatos, bolsas, mochilas, roupas e tudo que for trazido da rua não devem ser esquecidos na limpeza.

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome de Down, que agora está...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024,...

‘VULGO SALVADOR’: Traficante morre durante confronto com o Batalhão de Choque na BR-324

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/04) durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Polícia de...