Projeto de Diego Coronel propõe linhas de crédito emergenciais para agricultores familiares e pescadores

O deputado Diego Coronel (PSD) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 23.852/2020, que prevê a criação de linhas de crédito e microcrédito emergenciais para agricultores familiares, pequenos produtores, pescadores artesanais, populações indígenas e quilombolas em função da pandemia do coronavírus.

De acordo com a proposição, o auxílio pode ser estendido também às entidades representativas, como associações e cooperativas dos produtores. “Estas linhas de crédito têm por objetivo elevar e recuperar a capacidade de produção de alimentos dos agricultores cadastrados nas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri)”, explicou o parlamentar.

Ainda segundo o texto, a criação das referidas linhas de crédito enquadra-se na situação de estado de calamidade pública existente em diversos municípios baianos e no estado de pandemia decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A ideia, explica Diego Coronel, é priorizar produtores de culturas agrícolas com ciclo curto no intuito de abastecer a sociedade de alimentos o mais rapidamente possível.

“É necessário propor ações que permitam a garantia da segurança alimentar das populações urbanas. Para tanto, é urgente reorganizar a produção agrícola que já está em processo de desorganização diante da gravíssima crise econômica que assola o Brasil e o Estado da Bahia. Para fortalecer o elo mais fraco da cadeia produtiva de alimentos, é preciso disponibilizar novas linhas de crédito, de caráter emergencial, enquanto durar o estado de calamidade pública e a pandemia mundial”, ressaltou o deputado, em seu projeto.

Décimo quinto integrante de facção é localizado pela PM

O décimo quinto integrante de uma facção que atua no Nordeste de Amaralina foi capturado, na tarde deste sábado (5), no bairro de Engenho Velho da Federação,...

Com pouca chuva, safra recorde já tem perdas

As chuvas irregulares e até 50% abaixo da média desde agosto já causaram a perda de 7,3 milhões de toneladas de grãos em todo o País na...