Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo abre 20 leitos de UTI no Hospital do Subúrbio para pacientes com Covid-19

Fotos: Mateus Pereira

O Governo do Estado abriu mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital do Subúrbio (HS), neste sábado (2), para receber pacientes com diagnóstico da Covid-19 e que apresentam quadro mais grave da doença. A unidade irá atender os pacientes que forem encaminhados via Central de Regulação e oriundos de diversas partes da Bahia.

IMG 20200502 WA0188

Segundo a subsecretária da Saúde, Tereza Paim, os pacientes serão transferidos para esses leitos ainda neste sábado (2). “O primeiro paciente a ocupar um dos leitos será uma pessoa que já estava internada no Hospital do Subúrbio e teve o diagnóstico do novo coronavírus confirmado. Além deste, estão sendo encaminhados via UTI aérea dois pacientes da região sul e mais um do norte do estado”, revela Tereza Paim.

A previsão é de que sejam abertos 58 leitos de UTI no Hospital do Subúrbio de forma progressiva. Para colocar esses leitos em funcionamento foram investidos mais de R$ 2,4 milhões. “Com a transferência de pacientes de outras regiões para a capital, nós conseguimos liberar esses leitos no interior e, com isso, o Estado pode ampliar o atendimento à população. É um esforço conjunto para não deixar os pacientes desassistidos”, acrescenta a subsecretária.

Na área externa do HS está em fase de finalização a tenda do hospital de campanha que irá abrigar 60 leitos de UTI. A obra será finalizada na segunda-feira feira (4) e ficará aguardando a instalação dos equipamentos. A previsão é de que a unidade comece a funcionar em até duas semanas.

O diretor-técnico do Hospital do Subúrbio, Rogério Palmeira, destaca a relevância da estratégia de aumento dos leitos de UTI. “Esses novos leitos são fundamentais para o combate à pandemia da Covid-19. O Hospital do Subúrbio, dentro deste cenário de maior disponibilização de leitos de UTI, tem dois projetos. Um deles foi a transformação da unidade de emergência em UTI dedicada para a covid-19, com 58 leitos. O outro é o hospital de campanha que estará finalizado no início da semana. Com essa estratégia, a gente consegue se preparar para um eventual aumento muito grande de casos, assim como conseguimos dar o suporte adequado para os pacientes mais graves”.

Hospital Ernesto Simões

Ainda de acordo com Tereza Paim, neste sábado (2), também foram abertos mais 20 leitos clínicos de internação no Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF). Com isso, a unidade passa a ter 60 leitos clínicos para pacientes com covid-19. Já na segunda-feira (4), serão abertos outros 20 leitos de UTI no hospital.

Hospital Riverside

Desde sexta-feira (1º), o Hospital Riverside, em Lauro de Freitas, recebe os primeiros pacientes com diagnóstico de coronavírus, bem como casos suspeitos. O hospital é uma unidade de retaguarda que possui 110 leitos clínicos, que serão ocupados mediante encaminhamento da Central Estadual de Regulação, o que significa que não receberá pacientes por demanda espontânea.

Hospital Espanhol

O Hospital Espanhol foi reaberto no dia 22 de abril, quando começou a receber os primeiros pacientes. A unidade, que estava fechada há mais de cinco anos, possui 220 leitos instalados, sendo 140 de UTI e 80 leitos clínicos.

Prefeitura de Juazeiro
Prefeitura Municipal de Savaldor

SOTERRAMENTO: acidente no polo petroquímico deixa um morto e bombeiros agem rápido

O desmoronamento de uma estrutura de um galpão pré-moldado no polo petroquímico, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, atingiu...