Por que motivo os gatos não gostam de carinho na barriga?

Salvo algumas exceções, grande parte dos felinos não é de fã de festas na barriga. Tornando-se muitas vezes agressivos e mordendo ou arranhando o humano que ousa ter esse comportamento.Se é dono de um gato provavelmente já passou por esta situação: o animal espreguiça-se, exibe o ventre e deixa-o tocar a zona, e de repente dá-lhe uma bela arranhada!

Ora segundo o site Perito Animal, de modo a que consiga relacionar-se plenamente com o seu bichano é essencial que entenda a sua linguagem corporal – e perceber porque é que o bicho se posiciona de barriga para cima, quando na maioria das vezes não deseja ser tocado no abdômen.

Contrariamente ao que muitos donos creem, esta posição não é, explica o site, um ‘convite’ a carícias ou festas, mas sim uma postura que indica cordialidade, felicidade, conforto, bem-estar ou relaxamento. Ou seja, o seu gato está a tentar comunicar-lhe que se sente bem naquele momento e na sua companhia. Nada mais.

A Perito Animal alerta ainda que o ventre destes felinos é uma das partes mais vulneráveis do seu pequeno corpo e que embora estejam domesticados há séculos, os gatos mantêm certos comportamentos próprios de animais selvagens. E como tal, são donos de um forte instinto de sobrevivência, estando sempre atentos a possíveis predadores que os queiram apanhar… por isso já sabe, barriga para o ar não é sinônimo de festas!

Últimas Noticias