Junta Médica passa a atender remotamente a partir de segunda

A Junta Médica Oficial do Estado começa a fazer perícia médica remota a partir da próxima segunda-feira, 1° de junho, conforme Instrução Saeb Número 24 publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29). Também no dia 1°, o atendimento presencial estará suspenso na unidade, em função das adequações operacionais que estão sendo adotadas para a implementação da nova medida.

Casos específicos que demandem atendimento presencial voltam a ser realizados a partir da terça-feira (2). Aqueles que têm atendimento agendado para o dia 1° (exame para admissão em cargo comissionado) devem entrar em contato com o call center (0800 71 5353 – ligações de fixo; 4020-5353 – ligações de celular) para remarcação.

A perícia remota vai tramitar pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com a mesma documentação exigida para as análises médico-periciais realizadas presencialmente. A medida vale para os seguintes casos: adicional de insalubridade e de periculosidade; licença para tratamento de saúde; registro e/ou licença por em serviço; isenção de de renda; e exames admissionais em cargos de provimento em .

No caso deste último, além dos documentos e exames pertinentes ao cargo, o servidor deverá preencher, assinar e anexar ao SEI a Declaração de Histórico e Estado de Saúde constante no Portal do Servidor, no item “Formulários”.

Fica mantida a perícia médica presencial nos casos relacionados a transtornos mentais. Mas a Junta poderá convocar também o servidor para a realização de perícia médica presencial em outros casos que considerar necessário.

Apesar disso, o servidor não deve se deslocar à Junta Médica sem que antes tenha sido convocado pelo órgão. É preciso que ele tramite a solicitação pelo Sistema Eletrônico de Informações e aguarde as orientações.

O atendimento presencial será realizado em total conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias relativas ao combate e prevenção à disseminação da Covid-19.

“O nosso objetivo é evitar que os se desloquem para o órgão nesta pandemia. Esvaziamos assim a espera na recepção e reduzimos o contato entre médico e paciente”, afirma Carlos Caldas, diretor da Junta Médica.

Diabetes afeta rotina familiar de 80% dos pacientes, diz pesquisa

Um dia antes de completar 6 anos, o menino Christian Mosimann foi diagnosticado com diabetes tipo 1. A descoberta mudou a vida de toda a família, que...

Bahia registra 3.138 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A partir desta terça-feira (14), o Business Intelligence da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia disponibiliza para acesso público, a taxa de ocupação dos leitos Covid-19...

Condomínio no São Rafael recebe a campanha Hemoba em Casa

Nesta terça-feira (14) a campanha 'Hemoba em Casa' estará no residencial Horto São Rafael, localizado na Avenida São Rafael, em Salvador, para uma ação de coleta de...

Fiocruz: estudo aponta medicamento de ação prolongada contra HIV

Um estudo clínico internacional que teve participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que a utilização do fármaco Cabotegravir injetável a cada oito semanas tem eficácia superior...