Negócios na pandemia: confira dicas para cuidar das vendas online

A pandemia do novo coronavírus alterou completamente a vida das pessoas e a rotina dos negócios. Com as medidas de distanciamento social adotadas para conter a propagação da Covid-19, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade e vêm apostando nas vendas online.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam que desde a primeira quinzena de março até abril foi registrado um crescimento acumulado de quase 40% na venda online de produtos.

Especialista em comunicação e marketing digital, o professor dos cursos de Comunicação da UNIFACS Antônio Netto acredita que essa digitalização dos negócios estava em andamento nos últimos tempos e foi acelerada pelo cenário de pandemia.

“Já existia uma capacidade técnica para o digital nas empresas, mas não havia ainda uma cultura online dos negócios implementada, e o isolamento social expôs a necessidade desses negócios se adaptarem rapidamente para alternativas digitais”, avalia o professor.

Desde padarias que passaram a funcionar em sistema de delivery até escritórios que começaram a oferecer seus serviços exclusivamente online, todos tiveram que se readaptar e, na visão do especialista, isso é algo que não deve voltar atrás.

Mas nesse cenário, quais cuidados devem ser observados na hora de vender produtos e serviços na internet? O professor da UNIFACS separou algumas dicas.

Tenha uma estratégia – é preciso criar um planejamento do negócio para o digital. De acordo com Netto, pensar quais serão as ferramentas utilizadas e estruturar a adaptação são importantes. “Por exemplo, a venda será feita por aplicativo? Como vai funcionar o sistema de entregas? Tudo isso precisa ser planejado”, orienta.
Escolher a plataforma – Existe hoje uma infinidade de plataformas para a incursão online das empresas. Aplicativos de delivery, mídias sociais, sistemas de e-commerce são algumas opções. A escolha vai depender da estratégia planejada e do que você precisa para o seu negócio.

Nutrir essa presença online – “Estar online não significa necessariamente que as vendas vão acontecer de forma mágica e espontânea”, pondera o professor. É necessário entender as dinâmicas de cada plataforma para poder criar formas de divulgação e fazer com que o produto e o serviço ofertados online sejam vistos. Além disso, é preciso também interagir com o público nesses canais.

Programação da Osba em outubro terá lives com o BTCA

A programação da Orquestra Sinfônica da Bahia para o mês de outubro está variada e intensa. O mês já começa com a estreia de uma série de...

Cantor Miller Ramos lança EP de Pagode Baiano

O cantor e compositor Miller Ramos, ex-vocalista da Banda Paparicco, lança às 12h da próxima sexta-feira (25/09), o EP Pode Dançar, com quatro faixas inéditas, que serão...

Cantora Pamela Hutchinson morre aos 61 anos

A cantora Pamela Hutchinson, do tema 'Best of My Love', do grupo The Emotions, morreu aos 61 anos. Representantes da banda confirmaram a notícia no Facebook. "Estamos...

Me Gusta: pagodão do ÀTTØØXXÁ, banda Didá e Salvador no novo clipe de Anitta

Fotos e vídeo: divulgação Promessa de novo hit, que será lançado nesta sexta (18), a nova canção da cantora carioca tem produção musical e identidade baiana do grupo...