Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Negócios na pandemia: confira dicas para cuidar das vendas online

A pandemia do novo coronavírus alterou completamente a vida das pessoas e a rotina dos negócios. Com as medidas de distanciamento social adotadas para conter a propagação da Covid-19, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade e vêm apostando nas vendas online.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam que desde a primeira quinzena de março até abril foi registrado um crescimento acumulado de quase 40% na venda online de produtos.

Especialista em comunicação e marketing digital, o professor dos cursos de Comunicação da UNIFACS Antônio Netto acredita que essa digitalização dos negócios estava em andamento nos últimos tempos e foi acelerada pelo cenário de pandemia.

“Já existia uma capacidade técnica para o digital nas empresas, mas não havia ainda uma cultura online dos negócios implementada, e o isolamento social expôs a necessidade desses negócios se adaptarem rapidamente para alternativas digitais”, avalia o professor.

Desde padarias que passaram a funcionar em sistema de delivery até escritórios que começaram a oferecer seus serviços exclusivamente online, todos tiveram que se readaptar e, na visão do especialista, isso é algo que não deve voltar atrás.

Mas nesse cenário, quais cuidados devem ser observados na hora de vender produtos e serviços na internet? O professor da UNIFACS separou algumas dicas.

Tenha uma estratégia – é preciso criar um planejamento do negócio para o digital. De acordo com Netto, pensar quais serão as ferramentas utilizadas e estruturar a adaptação são importantes. “Por exemplo, a venda será feita por aplicativo? Como vai funcionar o sistema de entregas? Tudo isso precisa ser planejado”, orienta.
Escolher a plataforma – Existe hoje uma infinidade de plataformas para a incursão online das empresas. Aplicativos de delivery, mídias sociais, sistemas de e-commerce são algumas opções. A escolha vai depender da estratégia planejada e do que você precisa para o seu negócio.

Nutrir essa presença online – “Estar online não significa necessariamente que as vendas vão acontecer de forma mágica e espontânea”, pondera o professor. É necessário entender as dinâmicas de cada plataforma para poder criar formas de divulgação e fazer com que o produto e o serviço ofertados online sejam vistos. Além disso, é preciso também interagir com o público nesses canais.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...