Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Convivência entre casais durante a pandemia; confira 7 dicas para lidar bem com a situação

Alguns casais estão vivenciando a pandemia separados, cada um em sua residência, já outros convivendo o tempo inteiro, 24 horas por dia. Como lidar bem com o seu parceiro ou parceira dividindo o mesmo teto durante a crise da Covid-19 após quase três meses de distanciamento social?

“São três elementos: as duas pessoas e a relação. Precisamos trabalhar as questões de afeto nos mínimos detalhes. Começar a demonstrar para o outro que você está ali e se esforçando para que as coisas possam fluir bem, sobretudo, em uma situação desafiante como essa que estamos vivendo”, pontua a psicóloga Gilmara Lima.

A especialista dá algumas dicas práticas que podem ajudar casais no dia a dia nesse período extenso de distanciamento que não tem uma data definida para o fim:
Diálogo: tomar cuidado especialmente na forma de se dirigir ao outro. Muito tempo de isolamento pode desencadear uma comunicação agressiva. Então é preciso ficar atento, porque se a convivência é leve, gera saúde para o lar e para a relação.

Estabelecer os acordos: organizar a rotina entre o casal, especialmente se tiver filhos. Como a distribuição das tarefas, a responsabilidade de cada um nesse dia a dia para que ninguém fique sobrecarregado com a casa e as crianças/jovens. Saúde e tranquilidade emocional geram harmonia na relação.

Respeitar a individualidade: a Terapia do Esquema, uma abordagem da psicologia, mostra que no momento que o indivíduo faz contato com seu mundo interno, com seus pensamentos, ele reorganiza sua energia para voltar para o funcionamento do casal e da relação de maneira inteira. Se isso não acontece, gera um sufocamento, um desconforto que pode gerar conflitos.

Atividades em casa: desenvolver tarefas juntos, como cozinhar um determinado prato. Fazer desse cozinhar algo que seja prazeroso, regado com vinho, conversa e música é uma ótima alternativa.

Focar no presente: buscar não falar muito sobre o passado. Trazer esses monstros para resolver na quarentena não ajuda, pode ser sabotador e perigoso para a relação a dois.

Cuidados com a aparência: buscar estar bem aparentemente está diretamente relacionado à autoestima. Se sentir bem consigo, contribui para o sentir-se bem com o outro.

Resolução de pequenos conflitos: não retirar o prato da mesa, deixar a toalha em cima da cama, por exemplo. Com o passar dos dias de isolamento social e as emoções à flor da pele, é possível que haja transferência de responsabilidades para o outro e conflitos que eram pequenos tornam-se grandes.

Seminário sobre Umbanda acontece esse mês em Salvador; saiba detalhes

Acontece no próximo dia 18 de maio, a partir das 13 horas, na sede do SINDIPREV, em Nazaré, o 1º Seminário Regional de Umbanda....

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se envolveu em um acidente no...
Prefeitura Porto Seguro

Seminário sobre Umbanda acontece esse mês em Salvador; saiba detalhes

Acontece no próximo dia 18 de maio, a partir das 13 horas, na sede do SINDIPREV, em Nazaré, o...
Fundação Jose Silveira

Seminário sobre Umbanda acontece esse mês em Salvador; saiba detalhes

Acontece no próximo dia 18 de maio, a partir das 13 horas, na sede do SINDIPREV, em Nazaré, o...

Bombeiros de Sergipe que estavam indo para o RS sofrem acidente na Bahia

Parte da equipe dos bombeiros de Sergipe que estavam indo ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul se...

Clareou, É Gol! já modernizou 460 campos e quadras com iluminação em LED

Com objetivo de fomentar a prática de atividades esportivas e recreativas em horários alternativos, principalmente à noite, a Diretoria...

“Proposta mesquinha”, diz Alan Sanches sobre reajuste enviado pelo Governo a servidores estaduais

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), classificou como “mesquinha”...