Bahia é pioneira na testagem em estudantes, professores e funcionários

O Governo da Bahia iniciou, nesta quinta-feira (25), a testagem em massa para o novo (que causa a covid-19) dos estudantes, professores e da rede estadual de ensino nos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. A ação, pioneira no país, deve atender 4,6 mil pessoas e tem o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao novo , além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas.

“Podemos dizer que esta é uma grande união de força do Governo da Bahia, com o envolvimento dos gestores e das escolas; dos Núcleos Territoriais de ; e da parceria fundamental da Secretaria da Saúde do Estado [Sesab], das prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e da , além do apoio da Polícia Militar, da Universidade Estadual de Santa Cruz e dos veículos de comunicação. É mais uma decisão do Rui Costa, que mostra a preocupação e o zelo com a saúde da comunidade escolar, neste momento de pandemia”, afirmou o secretário da do Estado, Jerônimo Rodrigues, ao destacar que as escolas serão orientadas para auxiliar os estudantes para a retirada do Cartão do SUS.

Os testes para o Coronavírus serão realizados conforme calendário (disponível no Portal da ), que inclui a ida de equipes em comunidades rurais. O estudante Samuel Rodrigues, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Polivalente de Itajuípe, em Itajuípe, foi cedo fazer o teste e comentou sobre a importância da prevenção. “É muito bacana ver a escola tendo esta preocupação com a nossa saúde. Esta iniciativa também ajuda, principalmente, o município a combater o vírus. Espero que consigamos voltar às aulas na escola em breve”, disse.

Para o estudante Edilan Ricardo, do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Ipiaú, em Ipiaú, a realização do teste dá uma maior confiança neste momento de pandemia. “Venho tomando todas as precauções do isolamento social. Mesmo confiante de não ter o vírus, receber o resultado negativo nos dá uma segurança maior e foi uma grande oportunidade”, contou.

A professora de História Maria Rita Argolo, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Uruçuca, também fez o teste e destacou o alcance da iniciativa. ‘É de suma importância que o serviço seja prestado a estudantes, professores e , para que possamos conhecer o alcance do vírus na comunidade escolar e no município”.

Segurança

Nas escolas estão sendo respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento. O coordenador de articulação de Projetos para a da Secretaria da do Estado, Hélder Amorim, explicou sobre os encaminhamentos em casos positivos. “As secretarias municipais estão à frente das estratégias de Saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou hospital e as famílias terão a mesma assistência”.

Participação da Uesc

A testagem nos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca será acompanhada, a partir desta sexta-feira (26), por professores de Biomedicina e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). “O objetivo é que os nossos professores acompanhem as testagens, dando todo o suporte técnico às equipes de Saúde. Também iremos realizar a coleta de dados, que serão utilizadas em pesquisas na universidade e, posteriormente, apresentadas à sociedade”, ressaltou o reitor da Uesc, Alessandro Santana.

Adriana Araújo deixa Record e revela atritos

Na últimas semana, a jornalista Adriana Araújo deixou a bancada do “Jornal da Record” e foi transferida para o “Repórter Record Investigação”, pegando os telespectadores da emissora...

Cantor Pablo faz transplante capilar após dano com secador e excesso de químicas

O cantor Pablo resolveu aproveitar o período de distanciamento social e o cancelamento dos shows, por conta da pandemia do coronavírus, para se submeter a uma cirurgia...

Ansel Elgort fala sobre relacionamento com fã e nega estupro

O ator Ansel Elgort, de "A Culpa é das Estrelas", utilizou o Instagram para negar as acusações de abuso sexual. Ele afirmou que teve um relacionamento consensual com...

Artistas se unem em defesa de indígenas ameaçados pelo coronavírus

Um concerto que será transmitido ao vivo pela internet hoje (21), às 16h, reunirá artistas da música brasileira e internacional para apoiar os indígenas de florestas tropicais...