Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Anunciada linha de crédito para o setor turístico

Uma linha de crédito no valor de R$ 32 milhões foi anunciada na manhã desta quarta-feira (1°) pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, juntamente com o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Francisco Miranda, para os empresários e profissionais do setor turístico.

Liberado pelo Fundo Geral do Turismo (Fungetur), o recurso está sendo disponibilizado pela Desenbahia, contemplando três linhas de apoio: investimento, aquisição de bens e capital de giro.

Na reunião, Fausto Franco explicou que convidou os representantes das entidades de classe do turismo, para que a equipe técnica da Desenbahia esclarecesse as formas de acesso ao recurso, exigências e documentos necessários para pleitear o crédito, “por entender a urgência do setor, face aos impactos causados pela pandemia provocada pelo Covid 19”.

Durante sua apresentação, o presidente da Desenbahia ressaltou que estão trabalhando no sentido de flexibilizar algumas exigências, e disse que já reduziu vários documentos, além da maioria ter a possibilidade de ser entregue por e-mail. Outra flexibilização se refere à garantia e à forma de avaliar as condições financeiras das empresas.

As formas das linhas de financiamento são diferenciadas para apoiar o setor . E exemplificou dizendo que para capital de giro o prazo é de até 60 meses para pagar com 12 meses de carência. Já no caso de investimentos, o prazo pode chegar a 60 meses de carência.

Após os questionamentos dos representantes das entidades classe, Fausto Franco ressaltou que a Setur fará a intermediação entre as entidades de classe do setor visando uma maior agilidade ao processo junto à Desenbahia.

E lembrou que um dos pré-requisitos é que a empresa seja registrada no Cadastur, sistema de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo, obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos, além de guias de turismo. Cabe à Secretaria do Turismo do Estado (Setur) orientar e avaliar a documentação necessária e enviá-la ao Ministério do Turismo-MTur, tudo de forma online.

Desenbahia

Vinculada à Secretaria da Fazenda, a Desenbahia é um instrumento de política estadual de desenvolvimento que apoia e ajuda a viabilizar, com soluções financeiras e técnicas, projetos de interesse socioeconômico.

Além da sede em Salvador, a Desenbahia dispõe de Gerências de Desenvolvimento nos municípios de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista e Irecê.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...