Dados da Sesab apontam que Feira tem taxa de incidência da covid-19 abaixo da maioria das cidades da RMS

Estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) até o dia 17, e considerando cinco dias de computação, revelam que Feira de Santana, com taxa de 978,90, continua com um coeficiente de incidência do Covid, ou seja, abaixo do registrado em Salvador e na maioria das cidades da Região Metropolitana da capital. Além disso, Feira está em 186º lugar na Bahia em taxa média de crescimento da pandemia.

Dados da direção do Hospital de Campanha revelam que, no início deste mês, os 18 leitos de UTI estavam todos ocupados e a ocupação de leitos clínicos chegava a 75%. Hoje, há 50% de leitos vagos na UTI e 67% clínicos.

Estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde (SM) mostram que está havendo uma queda de 30% no registro de casos novos em Feira. De 22 a 28 de junho, foram computados 1.065 novos casos, enquanto de 13 a 19 deste mês, foram registrados 743.

“São números favoráveis ao nosso município, mas não vamos facilitar. Eles possibilitam a flexibilização nas atividades econômicas, mas ainda com o escalonamento de funcionamento de algumas atividades. Feira é um grande centro socioeconômico, de saúde e educacional para uma macrorregião de dezenas e dezenas de cidades e, portanto, temos que ter um olhar um tanto diferente da pandemia que nos afeta”, avalia o prefeito Colbert Martins.

Colbert Martins afirma que faz questão de ressaltar essas estatísticas para evidenciar que o município está numa situação “relativamente controlada na pandemia, embora seja extremamente complicado enfrentar essa situação considerando-se o pólo econômico, educacional, social, logístico e de atendimento à saúde que significamos numa macrorregião que abrange municípios até a mais de 200 km de distância daqui”.

Médico e professor de Epidemiologia da UEFS, o prefeito destaca ainda que, no período de 6 de março a 17 de julho de 2020 (sexta-feira última), Feira de Santana, com cerca de 660 mil habitantes, teve 5.741 casos da doença e 99 óbitos. “São números a se lamentar e que servem de alerta, evidentemente, mas as próprias estatísticas proporcionais da Sesab revelam que Feira não pode ser considerada o terror do covid 19 na Bahia”.

Colbert Martins lembra também que há um outro fator que está contribuindo muito para o aumento de casos de covid 19 em cidades de pequeno porte na Bahia, que é o retorno às suas origens de muitos nordestinos que perderam o emprego em São Paulo, ou regressaram com medo do avanço da doença no Sudeste.

“Todos os dias, veículos considerados clandestinos chegam a cidades da Bahia com muitos passageiros contaminados em São Paulo. Frequentemente há denúncias sobre isso”, afirma.

“Se confrontarmos as estatísticas da pandemia com a grande influência e a dependência de uma macrorregião de dezenas de municípios, principalmente do ponto de vista socioeconômico de Feira de Santana, além da questão logística de maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, eu diria que a ação do vírus por aqui poderia estar muito, mais muito mesmo, pior”, acrescenta o prefeito Colbert Martins.

Mortes por covid-19 batem recorde na Índia; estados impõem lockdowns

A Índia registrou neste sábado (8) o maior número de mortes em um único dia por covid-19, com casos continuando a crescer e os estados adotam lockdowns...

Novo decreto em Lauro: aulas presenciais continuam suspensas e restrição noturna passa a valer às 22h

Lauro de Freitas mantém a suspensão da retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino e condiciona o retorno das aulas à redução da...

Neymar renova contrato com PSG e vai receber R$ 191 milhões por ano

O atacante brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 2025, afirmou o clube francês neste sábado (8). O jogador de 29 anos, contratado pelo PSG em...

Hora Marcada em Salvador: Saúde abre agendamento exclusivo para 2ª dose de CoronaVac neste domingo (09)

Com a chegada de aproximadamente 26 mil doses da Coronavac em Salvador, neste sábado (08), a Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação do imunizante para fechamento...